Ford inicia produção de motor 1.5 de 3 cilindros em Taubaté e deixa de importar da Índia

Reuters

 

A montadora norte-americana Ford anunciou ontem, quarta-feira, o início de produção em Taubaté (SP) de um novo motor de três cilindros que vai equipar seu utilitário esportivo EcoSport, que até o início deste ano era montado com o mesmo propulsor, mas fabricado pela empresa na Índia.

 

Além do EcoSport, o motor de 1.5 cilindrada e chamado pela Ford de Ti-VCT Flex, vai equipar também o crossover compacto Ka Freestyle, lançado no início do ano no Brasil.

 

A empresa não revelou valores investidos na fabricação local do motor, mas afirmou que aproveitou estruturas da fábrica em Taubaté, que já produz outro modelo de propulsor e tem capacidade para montar até 500 mil unidades por ano, além de 440 mil transmissões.

 

A montadora também anunciou que começou a produzir em Taubaté a transmissão manual MX65, que segundo a empresa “tem um design menos complexo, um processo de manufatura mais enxuto e pesa 8 quilos a menos que a transmissão IB5”. Além do Brasil, o componente é fabricado na França e na Índia.

 

Além de Taubaté, a Ford fabrica motores no Brasil na unidade em Camaçari, na Bahia, onde monta o propulsor 1.0 que equipa a linha Ka atual.

 

A Ford encerrou o primeiro trimestre com vendas de 49,7 mil carros e comerciais leves no Brasil, alta de 17% sobre mesmo período de 2017. O segmento como um todo teve expansão no período de 14,7 por cento, para 528,2 mil veículos. (Reuters)