CNI aponta alta na atividade da indústria

O Estado de S. Paulo

 

A atividade nas fábricas brasileiras cresceu 8,7 pontos de fevereiro para março, atingindo 55,2 pontos, informou ontem a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O resultado ficou 2,1 pontos acima da média histórica para o mês. “É usual o crescimento do indicador na passagem de fevereiro para março, por conta do fim do carnaval e da reativação da atividade. O índice de março de 2018, contudo, mostra que o crescimento da atividade entre fevereiro e março foi mais intenso que o usual”, avaliou a entidade.

 

Com a indústria produzindo mais, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) do setor também aumentou em março, para 66%, ante 64% em fevereiro. Ainda assim, apontou a CNI, a UCI de março ficou 2,5 pontos porcentuais abaixo da média registrada para o mês.

 

O índice que mede a utilização da capacidade efetiva em relação ao usual aumentou 1,1 ponto e chegou a 43,9 pontos. O índice está distante da linha divisória dos 50 pontos que marca a utilização do parque industrial usual para o mês, mas ainda assim foi o melhor resultado mensal desde fevereiro de 2014, quando estava em 44,7 pontos.

 

O nível de estoques ficou acima do planejado pelas empresas em março, com o indicador em 50,6 pontos. O índice de evolução do número de empregados ficou estável em 49,6 pontos. “É o segundo mês seguido de estabilidade após longa sequência de quedas do emprego”. (O Estado de S. Paulo/Eduardo Rodrigues)