O Brasil Sobre Rodas
Há 25 anos, quando nasceu a marca de ônibus VW, surgiu também um novo cargo no segmento: o de monitores de ônibus. Pioneira nessa solução, a Volkswagen Caminhões e Ônibus marcou época ao levar profissionais altamente especializados para a garagem de seus clientes, acompanhando de perto cada uma das operações. Agora, no mês em que completa um quarto de século, a empresa sai na frente mais uma vez e anuncia o cargo de consultor em frotas de ônibus. O objetivo é prover uma solução completa de transporte, acompanhando não apenas a parte técnica do produto mas também a gestão da frota e garagem em sua amplitude.
O primeiro a assumir essa missão é também um histórico veterano: Itamar Lopes dos Santos foi o monitor de ônibus número 1, que encarou, há 25 anos, o desafio de acompanhar os veículos na garagem de cada cliente. E em plena celebração dos 25 anos da família Volksbus, com portfólio de 17 produtos e pós-vendas consolidado, Itamar diz assumir a nova função pronto para escrever mais 25 anos de sucesso.
“O ânimo é o mesmo do nascimento dos ônibus VW, agora consolidados no mercado, com grande portfólio e a exclusiva tecnologia EGR. O momento é de mostrar ao cliente que os ônibus VW proporcionam uma solução completa de operação”, garante Itamar.
“O mercado mudou e agora é necessário oferecer ao cliente um pacote de operação, o que envolve veículos robustos, alta disponibilidade do veículo e também assessoria na gestão da frota”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.
A MAN Latin America consolida seu pioneirismo na criação de uma função fundamental à excelência no transporte de passageiros: a de monitores de pós-vendas. Hoje, 76 profissionais atendem cerca de 22 mil veículos por ano, mais de 550 mil Volksbus monitorados ao longo de 25 anos, desde o lançamento dos primeiros chassis de ônibus Volkswagen. Em 1993, a empresa lançou no mercado o conceito de que um profissional especializado acompanharia de perto a operação dos clientes, com visitas periódicas às garagens e treinamento dos motoristas.
“Era tudo muito novo, a marca, o veículo e o meu cargo, antes eu trabalhava do outro lado, como gestor de frota. Eu era o cliente. A experiência foi ótima, os ônibus Volkswagen foram lançados num momento excelente. Era o produto certo no momento perfeito”, relembra Itamar. “E junto com o produto a VW criou não apenas um pós-vendas inovador, mas arrojado: colocou o concessionário dentro da garagem do frotista, que fazia inclusive atendimentos por meio de um caminhão que era uma verdadeira oficina volante. Essa parceria faz parte da história de sucesso da família de ônibus Volkswagen”. (O Brasil Sobre Rodas)