Ônibus elétricos da BYD entram em operação em Aucklan, Nova Zelândia

O Brasil Sobre Rodas

 

A BYD, empresa pioneira em soluções de energia limpa, colocou em circulação ontem, os dois primeiros ônibus 100% elétricos – denominados Alexander Dennis (ADL) Enviro200EV – em Auckland, maior cidade da Nova Zelândia e principal centro de transportes públicos. Os ônibus, que combinam a comprovada tecnologia elétrica e de baterias da BYD com o design e a experiência em encarroçamento da ADL, são parte do esforço de Auckland para desenvolver uma rota de ônibus com zero-emissão.

 

Cada um dos Enviro200EV tem 12 metros, capacidade máxima de 55 passageiros e é equipado com a bateria de fosfato de ferro patenteada da BYD. O sistema de freio regenerativo dos veículos converte parte da energia cinética em eletricidade e armazena na bateria, dando ao ônibus maior autonomia.

 

“Estamos animados com nossa estreia no mercado neozelandês. Esses ônibus são mais silenciosos, limpos e melhores para o meio ambiente. Estou confiante de que a versatilidade destes veículos permitirá cumprir facilmente os requisitos do ciclo de trabalho de Auckland”, disse Liu Xueliang, Gerente Geral da Divisão de Vendas de Automóveis da BYD pacífico-asiática.

 

O transporte é responsável por mais de um terço das emissões de gases com efeito estufa de Auckland. No ano passado, o prefeito da cidade se comprometeu a adquirir apenas ônibus com emissão zero até 2025. A Auckland Transport, responsável pelos serviços de transporte na cidade, disse que os ônibus ajudarão o departamento a avaliar com precisão se os ônibus elétricos suprem a necessidades dos seus usuários, em que rotas eles podem operar e sua viabilidade comercial.

 

A BYD tem presença considerável em mais de 20 países e regiões pacífico-asiáticas, incluindo Japão, Singapura, Malásia, Filipinas, Tailândia, Índia, Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Atualmente, os veículos elétricos da BYD estão presentes em mais de 200 cidades espalhadas por 50 países e regiões.

 

A BYD abriu sua primeira fábrica no Brasil em 2015 para produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, neste mesmo local, inaugurou sua planta de produção de módulos fotovoltaicos. A BYD Brasil já emprega cerca de 460 funcionários nas cidades de Campinas e São Paulo. (O Brasil Sobre Rodas)