Motor com 3 cilindros: carros que já usam esse motor no Brasil

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É fato que os motores três cilindros já aparecem como uma tendência no mercado automotivo brasileiro e também no restante do mundo. Hoje em dia, carros compactos que não possuem um propulsor com um cilindro a menos são vistos como obsoletos e gastões, por exemplo, visto que as unidades de quatro cilindros costumam ser mais antigas e, consequentemente, menos modernas. Além disso, o propulsor de três cilindros já pode ser visto também em carros de categorias superiores.

 

Atualmente, são quase 30 modelos com motor três cilindros à disposição dos consumidores brasileiros, o que inclui hatches subcompactos, hatches e sedãs compactos, hatch médio, crossovers e até mesmo modelos premium. Separamos abaixo todas as opções disponíveis no Brasil. Confira:

 

O primeiro modelo desta lista é o subcompacto Chery New QQ, que inclusive se posiciona também como o carro mais em conta do País. O modelo é dotado de um motor 1,0 litro flex de três cilindros em linha, com quatro válvulas por cilindro, e dispensa o tanquinho auxiliar para partidas a frio. Ele consegue desenvolver 74 cavalos de potência com gasolina e 75 cv com etanol, a 6.000 rpm, e torque de 9,7 e 10,1 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm, e está associado ao câmbio manual de cinco marchas.

 

Este propulsor equipa todas as versões do New QQ em nosso mercado (Smile, Look e ACT). O modelo tem preços que variam de R$ 27.290 a R$ 32.990.

 

O único Citroën com motor três cilindros disponível em nosso mercado é o C3. O modelo conta com um propulsor 1,2 litro flex Puretech de três cilindros, também com quatro válvulas por cilindro, usado nas configurações mais em conta do hatch compacto. Não há tanquinho auxiliar para partidas a frio. Tal unidade gera potência de 84 cv com gasolina e 90 cv com etanol, a 5.750 rpm, e torque de 12,2 e 12,9 kgfm, respectivamente, a 2.750 rpm, com câmbio manual de cinco marchas.

 

Hoje, as configurações do C3 com o motor três cilindros têm preços entre R$ 43.990 e R$ 52.490. Há ainda modelos com motor 1.6 flex de 118 cv, com câmbio automático, por a partir de R$ 55.990.

 

No caso da Fiat, há o motor 1,0 litro Firefly flex de três cilindros, com apenas duas válvulas por cilindro e sem tanquinho auxiliar. Ele conta com 72 cv com gasolina e 77 cv com etanol, a 6.000 rpm, e torque de 10,4 e 10,9 kgfm, respectivamente, a 3.250 rpm, com câmbio manual de cinco marchas. O 1.0 Firefly flex equipa atualmente os modelos Argo e Uno em suas configurações e também o Mobi na variante Drive, a mais completa e cara da linha.

 

O Fiat Mobi Drive 1.0 parte de R$ 41.260, o Uno Drive 1.0 de R$ 42.980 e o Argo Drive 1.0 de R$ 47.790.

 

Um dos únicos crossovers com motor três cilindros é o Ford EcoSport, que inclusive traz um dos três cilindros mais potentes do País. As versões SE e FreeStyle do carro saem com o motor 1,5 litro TiVCT flex de três cilindros em linha, com quatro válvulas por cilindro e recursos como duplo comando variável de válvulas na admissão e no escape, coletor de escape integrado ao cabeçote, entre outros. Ele também dispensa o tanquinho auxiliar para partidas a frio.

 

O motor do EcoSport 1.5 consegue gerar 130 cv com gasolina e 137 cv com etanol, a 6.500 rpm, e 15,6 e 16,1 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm. Ele trabalha com um câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades. O Ford parte de R$ 68.690 para PcD ou R$ 76.690 para o público final.

 

Outro motor três cilindros da Ford pode ser encontrado na dupla de compactos Ka e Ka Sedan em suas versões mais em conta. Os modelos contam com um 1,0 litro flex de três cilindros em linha, com quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas, além de dispensar o tanquinho auxiliar. A unidade entrega 80 cv com gasolina e 85 cv com etanol, a 6.500 rpm, e 10,2 e 10,7 kgfm, respectivamente, a 3.500 rpm. Trata-se do 1.0 aspirado mais potente do País. Ele traz ainda um câmbio manual de cinco marchas.

 

No caso do Ford Ka 1.0, os preços partem de R$ 44.780. Já o Ford Ka Sedan 1.0 custa a partir de R$ 49.250.

 

Ao todo, são três motores três cilindros oferecidos pela Ford por aqui. O terceiro é o 1.0 EcoBoost usado na configuração SEL Style do New Fiesta hatch, que custa a partir de R$ 69.790. Tal propulsor, com quatro válvulas por cilindro, injeção direta de combustível, coletor de escape integrado ao cabeçote, turbocompressor, entre outros. Além disso, ele é movido somente a gasolina.

 

São 125 cavalos de potência, a 6.000 rpm, e 17,3 kgfm de torque, entre 1.400 e 4.000 rpm. O 1.0 EcoBoost é ofertado exclusivamente com o câmbio automatizado de seis marchas e dupla embreagem.

 

Um dos carros mais vendidos do País, o Hyundai HB20 foi o primeiro modelo nacional com motor 1,0 litro de três cilindros, usado também no sedã HB20S. O propulsor é flex e com quatro válvulas por cilindro, que dispensa também o tanquinho auxiliar para partidas a frio. São 75 cv com gasolina e 80 cv com etanol, a 6.200 rpm, e 9,4 e 10,2 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm, com câmbio manual de cinco marchas.

 

O Hyundai HB20 1.0 parte de R$ 43.660, enquanto o Hyundai HB20S 1.0 custa a partir de R$ 50.990.

 

O primeiro carro com motor de três cilindros no País foi o Kia Picanto. Ele e o HB20 compartilham o mesmo propulsor. A nova geração manteve a mecânica, com até 80 cv e 10,2 kgfm, mas neste caso há um câmbio automático de quatro velocidades de série. Este modelo parte de R$ 58.990.

 

O motor três cilindros mais potente e “torcudo” do País é usado nos modelos MINI Cooper e MINI Countryman. Ambos são dotados de um 1,5 litro de três cilindros a gasolina, com quatro válvulas por cilindro e tecnologias como turbocompressor, injeção direta e duplo comando de válvulas. São 136 cv, a 6.000 rpm, e 23,4 kgfm, a 1.250 rpm, com câmbio automático de seis marchas.

 

O MINI Cooper 1.5 custa a partir de R$ 124.950, e o MINI Countryman 1.5 a partir de R$ 144.950.

 

O motor usado nas versões mais em conta do Nissan March e do Nissan Versa é um 1,0 litro flex de três cilindros, com bloco em alumínio e sistema de partida a frio sem tanquinho. Em ambos os casos, seja com etanol ou gasolina, são 77 cv, a 6.200 rpm, e 10 kgfm, a 4.000 rpm, com câmbio de cinco marchas. O March 1.0 parte de R$ 44.990, e o Versa 1.0, de R$ 48.990.

 

Há também neste ranking o Peugeot 208, que em suas versões de entrada utiliza o mesmo 1.2 Puretech do C3. Assim como no modelo da Citroën, o hatch da marca do leão entrega até 90 cv e 12,9 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas. O Peugeot tem preços que partem de R$ 52.990.

 

Recém-introduzido por aqui, o Renault Kwid oferece um motor 1,0 litro flex de três cilindros, com quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas, sem tanquinho de gasolina para partidas a frio. Ele desenvolve 66 cv com gasolina e 70 cv com etanol, a 5.500 rpm, e 9,4 e 9,8 kgfm, respectivamente, a 4.250 rpm, com câmbio de cinco marchas. O subcompacto custa a partir de R$ 30.990.

 

Os modelos Logan e Sandero também utilizam o motor 1,0 litro flex do Kwid, mas numa versão mais “moderna”. Nestes casos, o propulsor conta com variador de fase nos comandos de admissão e escape. Com isso, ele passa a gerar 79 cv com gasolina e 82 cv com etanol, a 6.300 rpm, e torque de 10,2 e 10,5 kgfm, respectivamente, a 3.500 rpm, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas.

 

O Renault Sandero 1.0 pode ser encontrado por a partir de R$ 44.050, e o Logan 1.0 a partir de R$ 45.850.

 

As versões de entrada dos modelos up!, Gol, Voyage e Polo são equipadas com o motor 1.0 MPI flex de três cilindros da Volkswagen. Ele conta com quatro válvulas por cilindro, comando duplo, bloco e cabeçote em alumínio e dispensa o tanquinho auxiliar para partidas a frio. Nos modelos up!, Gol e Voyage, ele rende 75 cv com gasolina e 82 cv com etanol, a 6.250 rpm, e 9,7 e 10,4 kgfm, a 3.000 rpm. Já no Polo, são 75 cv e 84 cv, a 6.350 rpm, enquanto o torque é o mesmo. O câmbio é um manual de cinco marchas.

 

O Volkswagen up! 1.0 parte de R$ 38.740, o Gol 1.0 de R$ 43.840, o Voyage 1.0 de R$ 51.200 e o Polo 1.0 de R$ 49.990.

 

Outro motor três cilindros da Volkswagen é o 1.0 TSI que equipa as versões topo de linha do Polo e do Virtus e a variante de entrada do Golf. Ele é flex e conta com turbocompressor, injeção direta de combustível, coletor de escape integrado ao cabeçote, entre outros, e dispensa o tanquinho auxiliar.

 

No Golf 1.0, são 116 cv com gasolina e 125 cv com etanol, a 5.500 rpm, e 20,4 kgfm com ambos os combustíveis, a 2.000 rpm, com câmbio manual de seis marchas. Já o Polo 1.0 TSI e o Virtus 1.0 TSI rendem 116 cv e 128 cv, a 5.500 rpm, e o mesmo torque, mas com câmbio automático de seis velocidades.

 

Este propulsor está presente ainda no up! em suas versões mais caras. Neste caso, são 105 cv e 16,8 kgfm máximos, com transmissão manual de cinco marchas.

 

Hoje o up! 1.0 TSI parte de R$ 55.700, o Polo 1.0 TSI de R$ 67.150, o Virtus 1.0 TSI de R$ 73.490 e o Golf 1.0 TSI de R$ 78.780. (Notícias Automotivas)