Curitiba retoma programa de renovação da frota de ônibus

Frota & Cia

 

Depois de ficar congelado por quase cinco anos, o programa de renovação da frota urbana da cidade Curitiba retoma a normalidade. Os primeiros 25 ônibus biarticulados, parte de um novo projeto que vai até 2020, começaram a circular ontem (28/mar) na capital paranaense, ligando o Terminal Santa Cândida à Praça do Japão.  Batizada de Ligeirão, a nova linha tem 11 quilômetros de extensão e apenas oito paradas nos terminais, com tempo estimada de viagem de 20 a 25 minutos.

 

A viagem inaugural contou com a presença do prefeito da cidade, Rafael Greca; diretores do Setransp, que reúne as empresas de ônibus de Curitiba; da Urbs, operadora do sistema na cidade, além do presidente da Volvo e representantes da imprensa geral e especializada.

 

Para Rafael Greca, a entrada em operação dos 25 biarticulados marca um novo horizonte para a cidade. “Desde 2013, a frota não era renovada, por falta de recursos e de gestão. Agora, isso será retomado com a compra de 150 veículos a cada ano, até completar a marca de 450 novos ônibus até 2010”, explica o prefeito.

 

A euforia de Greca tem o aval de Maurício Gulin, presidente da Setransp, que comemora a retomada do diálogo com a Prefeitura, depois de anos de embate em torno do reajuste das tarifas, entre outras questões, que travaram a renovação da frota de ônibus urbano da cidade. “Vamos voltar a ser referência mundial no transporte coletivo urbano”, vaticina Gulin, em alusão ao pioneirismo de Curitiba na implantação de um sistema modelo, nos idos dos anos 70.

 

Topo do tecnologia

 

Fabricados pela Volvo e equipados com carroceria Marcopolo, os novos biarticulados têm 28 metros de comprimento e capacidade para transportar até 270 passageiros. Eles incorporam o topo da tecnologia aplicada em ônibus urbanos, incluindo mais de 40 sensores voltados para a melhoria da condução e gestão do veículo.

 

O principal destaque é o Serviço Conectado de Gerenciamento de Regiões de Segurança, uma solução que identifica e delimita áreas específicas na rota do veículo, para definir padrões de condução. Toda vez que o veículo entrar numa destas áreas, o sistema de conectividade embarcada detecta automaticamente o local exato e fixa a velocidade de acordo com a programação remota. “É uma ação ativa no veículo, limitando a aceleração. Mesmo que o motorista pise no acelerador não conseguirá passar da velocidade limite programada para aquela região”, assegura Vinicius Gaensly, gerente de serviços conectados em ônibus da Volvo.

 

A entrada em operação dos novos biarticulados também foi festejada por Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses America Latina. “Temos uma longa história de participação no BRT de Curitiba. Estamos muito orgulhosos em termos sido escolhidos novamente pelos operadores do sistema da cidade para esta renovação”, ressalta Fabiano. Temos uma longa história de participação no BRT de Curitiba. “Estamos muito orgulhosos em termos sido escolhidos novamente pelos operadores do sistema da cidade para esta renovação”, afirma Fabiano. (Frota & Cia)