Caminhão e ônibus da BYD 100% elétrico chegam ao Rio e Brasília

Frota & Cia

 

A BYD, fabricante de baterias e veículos elétricos, está comemorando dois grandes feitos. O lançamento do primeiro caminhão de lixo 100% elétrico e do ônibus elétrico urbano com carroceria nacional, fabricada pela Marcopolo.

 

O primeiro caminhão 100% elétrico começou a operar no último dia 20 de março. O veículo é do modelo BYD eT8A, tem PBT técnico de 21 toneladas na versão 4×2 e autonomia estimada de oito horas de operação por recarga. Abastecido com energia elétrica oriunda de processamento do lixo, fecha um ciclo de trabalho totalmente sustentável. O caminhão foi adquirido pela Clean Ambiental, dona de uma frota de 50 veículos, que atua no mercado de coleta e transporte de resíduos no Rio de Janeiro.

 

“O eT8a é o caminhão de lixo mais silencioso e confortável do mercado, garantindo a satisfação da população. Para facilitar as partidas nas mais íngremes rampas, possui torque máximo de 1.500N.m a zero rpm, o maior da categoria, uma revolução em relação a motores diesel, que possuem menos torque a rotações elevadas”, explica Carlos Roma, Diretor de Vendas da BYD do Brasil.

 

Ônibus elétrico

 

Já o ônibus elétrico BYD D9W, equipado com carroceria Torino, da Marcopolo, fez sua estreia em Brasília. O Grupo Piracicabana adquiriu duas unidades do modelo, para operar na linha que serve a Universidade Nacional de Brasília.

 

O BYD D9W é um chassi de ônibus 100% elétrico para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento, com autonomia até 300km, emissão zero de poluentes locais e redução significativa dos ruídos. Ele foi desenvolvido com suspensão pneumática dianteira e traseira, que proporciona maior conforto, além de permitir a função de rebaixamento bilateral.

 

“Estamos felizes em entregar os primeiros ônibus elétricos a Brasília, junto com a Marcopolo. A iniciativa cria empregos no Brasil e ajuda a cidade a melhorar seu sistema de ônibus e a reduzir a poluição”, comenta Tyler Li, presidente das operações da BYD no Brasil. (Frota & Cia)