Uber pode vender tecnologia de carros autônomos para a Toyota

Portal Terra/Canaltech

 

A Uber estaria prestes a ter a Toyota como sua primeira parceira licenciada para as tecnologias de veículos autônomos. Os relatos sobre a negociação ainda não foram confirmados oficialmente, mas fontes ligadas à companhia apontam que as duas já estariam em fase final de negociações para que os sistemas desenvolvidos pela empresa de transportes sejam aplicados a uma minivan da montadora.

 

A ideia faz parte de uma nova iniciativa da Uber, que há anos trabalha em sistemas para os carros que se dirigem sozinhos e, agora, busca se aliar a grandes montadoras e nomes do mercado automotivo para não apenas garantir tração em um eventual lançamento, mas também acelerar os esforços de desenvolvimento e testes com o uso de carros reais e em situações cotidianas.

 

Esse teria sido um dos assuntos do encontro entre o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, e o vice-presidente do Instituto de Pesquisas da Toyota, Gill Pratt. Eles teriam conversado sobre a aplicação da tecnologia nos veículos da marca e também os rumos dos trabalhos relacionados aos sistemas em si, que também vêm sendo realizados pela montadora como parte de uma divisão específica para esse fim.

 

Anunciada há algumas semanas, a TRI-AD (ou Grupo de Desenvolvimento Avançado do Instituto de Pesquisas da Toyota, na sigla em inglês) é um setor voltado especificamente para a aplicação dos trabalhos do grupo de pesquisas em situações de mundo real. A ideia é avaliar como as descobertas feitas pelos especialistas da marca podem ser vendidas e aplicadas no trânsito, em um esforço de preparação para a introdução de novas tecnologias de maneira comercial.

 

É uma iniciativa que está de acordo com a ambição da Uber, que já falou em estratégias para aplicação de seus achados no mundo real. A companhia, até agora, não falou oficialmente em uma parceria com montadoras para aplicação comercial de sua tecnologia de veículos autônomos, mas já disse que esse é o grande caminho para garantir que os estudos atuais, que a empresa descreve como vanguardistas, continuem como tal na medida em que mais e mais concorrentes também mergulham nessa empreitada.

 

Faria parte dessa estratégia um acordo com a Volvo, assinado recentemente, que prevê o uso de SUVs do modelo XC90 em testes de veículos que se dirigem sozinhos. Pelo menos oficialmente, entretanto, a parceria não tem necessariamente a ver com um possível esforço de lançamento de sistemas desse tipo para o público, apesar de essa ser uma direção um tanto óbvia quando se fala em uniões dessa categoria.

 

O negócio entre Toyota e Uber, entretanto, ainda não estaria confirmado. As empresas não se pronunciaram sobre o assunto, mas, de acordo com as fontes, a aliança seria fundamental para os negócios de ambas. Sendo assim, a grande expectativa é que a união seja confirmada em breve. (Portal Terra/Canaltech/Felipe Demartini)