Exército recebe viatura Guarani número 300

Defesa & Segurança

 

O Exército Brasileiro (EB) anunciou o recebimento da viatura Guarani de número 300. Produzido pela Iveco, em Sete Lagoas (MG), o blindado será incorporado na Força Terrestre na próxima sexta-feira, 16. As viaturas fazem parte do Programa Estratégico Guarani, produzido em parceria com a empresa IVECO/CNHI. A Viatura Blindada de Transporte Guarani é um blindado para o transporte de tropas, dotado de modernos sistemas de armas, antiminas e de comando e controle (comunicações), que integra a Nova Família de Blindados Sobre Rodas (NFBR) em implantação na Força Terrestre.

 

De acordo com o EB, o projeto fomenta a Base Industrial de Defesa (BID), ao gerar empregos, capacitação, inovação tecnológica e proporcionar o emprego dual dos materiais desenvolvidos. A entrega será marcada por uma cerimônia de entrega simbólica do blindado de número 300. O evento conta com a presença de autoridades civis e militares, entre elas, o Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Henrique de Oliveira. Na oportunidade, o Ministro receberá, em nome da União, o Guarani 300, das mãos do Diretor da empresa, Vilmar Domingos Fistarol. A programação contará com apresentação do desempenho do blindado no pátio de testes da empresa.

 

Blindado Guarani

 

O Guarani, produzido pela Iveco, empresa do Grupo Fiat, foi feito com o objetivo de reunir as virtudes do Urutu e do Cascavel, incorporando outros atributos, ao mesmo tempo. O Urutu, por exemplo, era blindado, mas não tinha proteção antiminas. O projeto começou em 2008, e as primeiras unidades foram entregues em 2014. O Guarani foi produzido com a função de deslocar tropas em missões de patrulhamento e em situações de combate armado. Ele terá a missão de substituir os Urutu, fabricados pela ENGESA, e que estão em uso há mais de 40 anos. (Defesa & Segurança)