Venda de etanol hidratado segue em alta

DCI

 

A competitividade de preço do etanol nos postos de combustíveis impulsionou as vendas de etanol hidratado ao mercado interno no Centro-Sul, segundo avaliação da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

 

Em fevereiro, as vendas do produto cresceram 37,9% ante o mesmo período do ano passado e somaram 1,15 bilhão de litros. Já o comércio total de etanol no mercado interno alcançou 1,87 bilhão de litros no mês passado. Desse volume, 720,3 milhões de litros foram de anidro.

 

Segundo a Unica, a venda de etanol total somou 1,95 bilhão de litros no mês de fevereiro, sendo 76,47 milhões ao mercado internacional.

 

Em nota, o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, afirmou que “as vendas de hidratado ao mercado interno no Centro-Sul seguiram aquecidas em fevereiro por conta do preço do biocombustível, que continua sendo a opção mais vantajosa ao consumidor brasileiro”.

 

No acumulado de abril do ano passado até 1º de março de 2018, as vendas de etanol no Centro-Sul totalizaram 24,18 bilhões de litros, com 1,43 bilhão destinados à exportação e 22,75 bilhões no mercado interno.

 

Ainda no Brasil, a comercialização do etanol hidratado somou 14,08 bilhões de litros, um crescimento de 6,13% na comparação com o mesmo período da safra passada.

 

Moagem

 

No acumulado da safra 2017/2018 até o momento, a moagem de cana-de-açúcar somou 585,28 milhões de toneladas, declínio de 1,78% sobre igual período do ciclo 2016/2017.

 

Do total, 53,16% foram destinadas à produção de etanol, que totalizou 25,47 bilhões de litros, sendo 14,97 bilhões de litros de hidratado e 10,50 bilhões de litros de anidro. A produção acumulada de açúcar, por sua vez, atingiu 35,84 milhões de toneladas. (DCI/Marcela Caetano)