A importância do recall em um veículo

Jornal Periscópio

 

Quando se trata da segurança do carro, toda e qualquer questão deve ser observada. O recall tem grande importância e qualquer reparo que o veículo precise deve ser executado o mais rápido possível.

 

As montadoras, frequentemente, chamam os proprietários de uma leva específica de certo modelo automotivo para comparecem às concessionárias a fim de realizar algum conserto. Esse é o conhecido recall de veículos, uma reparação quando há falhas de fabricação em um dos lotes. Nesses casos, o erro deve ser sanado e, se necessário, o produto trocado sem nenhum tipo de ônus ao público.

 

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor possui uma lei que define que o fabricante não pode colocar no mercado nenhum tipo de produto ou serviço que ponha em risco a saúde ou mesmo a segurança das pessoas. Os erros das montadoras na linha de produção são enquadrados como fatores que podem causar riscos.

 

Vale a pena entender como funcionam os procedimentos do conserto e quais os direitos do proprietário perante uma situação dessas. A primeira coisa a saber é que o recall não pode trazer nenhum ônus ao consumidor. Conhecer os direitos relacionados ao Código de Defesa do Consumidor é tão necessário quanto entender sua relevância.

 

Caso o carro conste do recall, é preciso entrar em contato com o fornecedor, que provavelmente designará que o usuário compareça em alguma sede para realizar o ajuste. Não esqueça que, além da sua segurança estar em jogo, os veículos que não atenderem à solicitação ficam registrados na documentação.

 

No entanto, se não comparecer ao chamado em até um ano, o cliente ainda pode ir à concessionária a qualquer momento, pois é seu direito. Muitas pessoas acabam sabendo da situação muito tempo após ela acontecer, tornando-se comum o fato de alguns proprietários aparecerem vários anos depois do anúncio do recall.

 

Um carro com problemas, com certeza, é menos atrativo do que outro em ordem do mesmo valor. Nesse caso, é bem provável que o comprador possa pedir um desconto. Claro que pode acontecer de ele não se importar em saber o histórico de reparo do automóvel e, simplesmente, efetuar o pagamento sem nem pensar duas vezes. Portanto, vale muito a pena atender ao recall feito pelo fabricante. (Jornal Periscópio)