Picapes são destaques do Salão de Detroit 2018

Estadão

 

As montadoras dos Estados Unidos nunca deixaram de trazer novidades na categoria de picapes no principal salão do automóvel daquele país. Em 2018, no entanto, General Motors, Ford e FCA (Fiat Chrysler Automobile) fizeram questão de impressionar com modelo completamente novos, afinal, o consumidor de lá adora uma picape.

 

A Ford aposta no retorno da Ranger, depois de descontinuada nos Estados Unidos em 2011, com um modelo renovado. Apesar do perfil parecido com o que conhecemos por aqui, a picape incorpora muita tecnologia e potência.

 

O trem de força vem do Mustang, um motor 2.3 EcoBost acoplado a um câmbio automático de 10 marchas (a marca não divulgou números, mas no esportivo o motor gera 310 cv e 48,3 kgmf de torque). Depois, o condutor conta com frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego com cobertura para o reboque, detector de pedestre, piloto automático adaptativo de velocidade e assistente de faixa de rolamento.

 

A nova Ranger, prevista chegar ao mercado somente no começo do ano que vem, poderá ser encontrado com cabine dupla ou simples e ainda tração 4×2 ou 4×4, esta última, em versão chamada FX4 Off-Road, adiciona protetores de carroceria, suspensão reforçada e sistema de gerenciamento de terreno, do cascalho à neve.

 

A General Motor, em celebração ao seu centenário de produção de picapes, lançou em Detroit uma nova Chevrolet Silverado, rejuvenescida e mais eficiente. De acordo com a fabricante, o uso de materiais mais leves, como o alumínio em boa parte da carroceria, tornou o modelo perdeu 204 kg na comparação com a oferta anterior.

 

A picape estará disponível a partir de oito níveis de acabamento e três conjuntos mecânicos. Na linha há dois V8 com 5,3 litros ou 6,32 litros e uma opção a diesel de 6 cilindros em linha de 3 litros. A fabricante não revelou especificações técnicas, mas de acordo com a imprensa local as versões com os motores V8 de 6,2 litros e diesel terão uma nova transmissão de 10 marchas, ironicamente desenvolvida em parceria com a Ford.

 

Para fazer frente às novidades, a FCA levou para Detoit a RAM 1500 completamente reformulada, tanto por dentro quanto por fora. Além pouco mais de 100 kg mais leves que a antecessora, o modelo ganhou bolsas de ar na suspensão, novo chassi, discos de freios dianteiros maiores e pacote tecnológico com assistentes de direção, como alerta de faixa e piloto automático adaptativo.

 

No conjunto mecânico mais inovações. A nova picape tem versão com sistema híbrido no qual traz uma bateria extra para auxiliar na função start/stop como também na regeneração de energia para o freio.

 

O consumidor poderá optar pelo modelo equipado com motor Pentastar V6 de 3,6 litros com 305 cv ou Hemi V8 de 5,7 litros que desenvolve 395 cv. (Estadão)