Startup traz assistente automotivo digital que torna carros conectados

StartSe

 

Em 2014, os quatro fundadores da Nexer perceberam uma tendência do mercado: as pessoas estavam cada vez mais conectadas, mas seus carros, não. Então Danilo Mattos, David Pinto, Ruhan Bidart e Sadraque Viana criaram a Nexer, uma ferramenta capaz de tornar carros comuns em carros conectados.

 

Os benefícios são muitos: o motorista receberá um aviso sempre que o carro der partida, avisos sobre o estado da bateria e temperatura do motor e quando o veículo deve passar por uma manutenção. As informações são coletadas através de um dispositivo da Nexter, que é instalado em uma entrada ODB do carro.

 

O dispositivo transforma dados em informação para o motorista. Quando instalado, coleta as informações no carro e transmite para uma nuvem. Na nuvem, são analisados por inteligência artificial e big data.

 

Além dos cuidados com o carro, quem usar o dispositivo também tem acesso ao consumo de combustível, tempo e distância percorrida, aceleradas e freadas buscas em cada trajeto. A localização do carro estará disponível em tempo real.

 

“Temos casos de detectar que a bateria está acabando e na verdade a pessoa esqueceu o farol ligado. Então mandamos um alerta pro celular da pessoa e ela tem a oportunidade de desligar o farol do carro”, afirmou Danilo Mattos, CEO da Nexer. Ele também relata casos de clientes que esquecem de calibrar o pneu, são lembrados e sentem uma diferença no consumo de combustível do veículo.

 

Assistência de oficinas conectadas

 

Os carros conectados possibilitam um maior conhecimento do próprio carro pelos motoristas e maior assertividade às oficinas, quando há algum problema. O próprio aplicativo da Nexer indica oficinas parceiras para realizar os reparos necessários nos carros.

 

A capacidade de prever contratempos traz um atendimento mais efetivo das próprias oficinas, pois mecânicos podem antever a necessidade do cliente. Para isso, a Nexer possui o portal “Oficina Conectada”, que dá acesso a informações relevantes para a execução do trabalho. “É algo novo para as concessionárias e oficinas trabalharem com a possibilidade de antever a necessidade do cliente, mas é uma forma de reduzir os custos de manutenção e aumentar a fidelização”, comenta o CEO. Com o tempo, a relação entre os carros, motoristas e oficinas é mudada – as oficinas passam a não ser um problema de emergência, mas de antecipação.

 

Um desafio para a Nexer hoje é capacitar os prestadores de serviço com essa nova tecnologia, algo que tem sido combatido com a associação com oficinas e concessionárias. O objetivo da empresa é criar um ecossistema de carros conectados.

 

Para transformar um carro em conectado, é necessário apenas instalar um dispositivo. A assinatura anual do dispositivo custa R$ 399 e conta com todas as funcionalidades do produto. O serviço pode ser contratado em estabelecimentos parceiros, como lojas de seminovos e pela internet.

 

Presença na América Latina

 

Em 2016, a Nexer foi acelerada pela Munch RE, da Espanha. Na América Latina, a Nexer já está disponível na Colômbia. A atuação na Colômbia é feita através de uma seguradora que conheceu a solução e quis levá-la aos seus clientes.

 

No momento, o foco da Nexer continua sendo o Brasil. “O mercado brasileiro é significantemente bem maior que a soma de todo o mercado latino”, afirma Mattos. A startup desenvolveu uma parceria com a Web Motors para levar a solução para mais pessoas. Os clientes da Web Motors terão 20% de desconto no dispositivo da Nexer a partir de terça-feira. Outras parcerias entre grandes empresas e startups e seus benefícios serão abordadas na Corporate Startup Innovation.

 

Em 2015, a Nexer recebeu o prêmio de startup do ano da IBM e, em 2016, de melhor solução em mobilidade para a Volkswagen.

 

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão da StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

 

E caso você tenha em patrocinar os eventos da Startse, entre em contato no patrocinio@startse.com. (StartSe/Tainá Freitas)