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As vendas de lubrificantes devem voltar a crescer neste ano quando na comparação com 2016, após três anos seguidos de queda, afirmou o gerente de Lubrificantes do Sindicato das Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), Giancarlo Passalacqua.
No ano passado, as vendas de lubrificantes somaram cerca de 1,270 milhão de metros cúbicos. A recuperação do mercado, segundo Passalacqua, é resultado de uma melhoria na economia brasileira e também do consumo de combustíveis. “O mercado está reagindo e a gente acredita que em 2018 vai ter uma continuidade”, diz. O executivo não detalhou as expectativas de desempenho porque a entidade não realiza projeções oficiais.
Passalacqua explicou que cerca de 45% do óleo básico atualmente utilizado para a fabricação de lubrificantes no país é importado, enquanto aproximadamente 40% são refinados pela Petrobras e os demais 15% feitos em rerrefinadoras. Isso porque apenas duas refinarias da Petrobras, Reduc e Rlam, produzem o óleo básico.
No entanto, o representante destacou que o mercado de lubrificantes tem capacidade para crescer via importação, uma vez que não há no segmento o mesmo gargalo observado no setor de combustíveis. (Reuters)