Itaipu inaugura unidade produtora de gás biometano para veículos elétricos

Diário do Transporte

 

A Itaipu Binacional inaugurou em junho deste ano a primeira planta de produção de biometano.

 

O biometano é um gás não poluente, com características similares às do gás natural. Ele resulta da purificação do biogás, que é obtido a partir de mistura de esgoto, restos orgânicos e poda de grama.

 

Hoje, dia 22 de novembro, a Itaipu inaugurou sua primeira unidade de geração do gás biometano.

 

A unidade foi batizada como Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável, e terá capacidade para produzir 300 metros cúbicos de biometano por dia, o suficiente para abastecer 77 veículos elétricos. O biometano será produzido a partir da mistura de restos dos sistemas de água, esgoto, além de sobras de comida e capim.

 

O diretor do programa, Rodrigo Régis, informou que a unidade tem resíduos para fazer outros projetos. “Uma ideia seria que a Prefeitura de Foz do Iguaçu pudesse utilizar o biogás“, explicou o diretor, que também citou a possibilidade de o combustível abastecer os ônibus que levam os turistas até as Cataratas do Iguaçu.

 

Régis comparou o projeto ao que é feito em países como Alemanha, Áustria, Itália e outros, que têm políticas avançadas de biogás.

 

A usina foi projetada para receber 600 quilos de restos de comida, 1,5 tonelada de capim e dez metros cúbicos dos sistemas de água e esgoto.

 

Desde o início dos testes, o centro já produziu 26.316 metros cúbicos de biogás, economizando assim 37.669 litros de etanol e evitando a emissão de 22,4 toneladas de gases do efeito estufa. (Diário do Transporte/Alexandre Pelegi)