Estradão
A MAN Latin America confirmou para o começo do ano que vem a introdução na linha de caminhões Volkswagen Constellation dois novos modelos destinados às aplicações fora de estrada, como os segmentos da construção civil, mineração, florestal e canavieiro.
Apresentado na Fenatran 2017, o 32.360 surge como uma opção para até 32 toneladas de peso bruto total (PBT) em configuração 6×4. A boa novidade do caminhão está no trem de força. Associado ao motor Cummins de 360 cv e torque 1.600 Nm atua uma caixa de câmbio automatizada V-Tronic de 16 marchas da ZF. Em aplicações severas, nas quais o terreno é pouco amistoso, a transmissão permitirá cumprir operações mais eficientes, sem erros nas trocas de marchas, menos consumo e maior vida útil dos componentes.
O modelo ainda garante robustez e segurança ao adotar freios a tambor com sistema EBD de distribuição de força de frenagem entre as rodas, controle de tração, assistência de saída em rampa EasyStart e função Modo Manobra, recurso que preserva a embreagem para auxiliar o trânsito em locais estreitos ou confinados. Nos eixos traseiros, além de redução nos cubos, há bloqueio de diferencial transversal e longitudinal.
O segundo estreante para o ano que vem da marca chega a com a missão de atuar um veículo de apoio nos canteiros de obras. Configurado como 6×2, o 24.260 Constructor Basculante traz opção de motor com potência inédita no portfólio da marca, com 260 cv, e caixa de transmissão mecânica da Eaton. O modelo sairá de fábrica com pneus de uso misto, para-choque metálico e relação dupla no eixo de tração. Será o caminhão de entrada para as operações fora de estrada. (Estradão)