Lucro da Toyota sobe 17% no 2º tri, ajudado por desvalorização do iene

O Estado de S. Paulo/Dow Jones

 

A Toyota anunciou hoje que teve lucro líquido de 481,21 bilhões de ienes (US$ 4,2 bilhões) no segundo trimestre fiscal, encerrado em setembro. O resultado é 17% maior que o ganho apurado no mesmo intervalo do ano passado.

 

Segundo a Toyota, seu resultado foi beneficiado pela desvalorização do iene frente ao dólar no período, que compensou dificuldades no mercado dos EUA.

 

Já o lucro operacional avançou para 522,25 bilhões de ienes no último trimestre. Desconsiderando-se efeitos cambiais, porém, a montadora japonesa teria apresentado uma segunda queda consecutiva no ganho operacional.

 

O dólar valia cerca de 111 ienes no primeiro semestre do ano fiscal da Toyota, ante 105 ienes um ano antes.

 

A Toyota disse também estar atenta à tendência de promoções nos EUA, onde vendas estagnadas e o aumento da concorrência levam o setor automotivo a oferecer mais descontos para vender automóveis.

 

A companhia japonesa também elevou suas projeções para o ano fiscal. A Toyota espera agora ter lucro líquido de 1,95 trilhão de ienes, ante 1,75 trilhão de ienes anteriormente. Para o ganho operacional, a previsão subiu de 1,85 trilhão de ienes para 2 trilhões de ienes.

 

A Toyota anunciou ainda que planeja recomprar até 250 bilhões de ienes em ações de sua emissão entre 14 de novembro e 30 de março. (O Estado de S. Paulo/Dow Jones)