Volvo Performance Edition: luxo e tecnologia.

Estradão

 

No estande de Volvo na Fenatran 2017 chamam a atenção dois imponentes caminhões baseados na linha FH com cabine Globetrotter, a maior e mais alta oferecida pela montadora. Os modelos fazem parte de uma série especial limitada a 40 unidades para marcar as comemorações dos 90 anos da marca.

 

A série Performance Edition reúne os modelos FH540 6×4 e FH460 6×2, ambos para aplicações rodoviárias de longas distâncias. Disponíveis nas cores azul e prata, os caminhões externamente foram adesivados com faixas em referência à bandeira de Suécia, país de origem da marca.

 

Segundo a Volvo, os caminhões foram elaborados para reunir em uma configuração única os conceitos e os recursos de segurança, tecnologia e produtividade, compromissos da fabricante com o mercado transportador.

 

Os lançamentos para o consumidor brasileiros são configurados com suspensão pneumática, carenagens laterais e defletores, como também spoiler dianteiro. Traz faróis de xênon, rodas de alumínio polida e amplos espelhos retrovisores angulares em ambos dos lados.

 

Por dentro, tem requinte de automóvel de luxo, promovendo um posto de trabalho agradável e confortável. O acabamento é de couro nos bancos, volante e puxadores e o assento, também sustentado por suspensão pneumática com amortecedores reguláveis, permite ajustes de altura, distância e lombar, o que garante a melhor posição ao dirigir para qualquer que seja o biotipo do motorista.

 

A bordo do Performance Edition, o profissional do volante também tem à disposição um amplo conjunto de acessórios e itens de conveniência, como piloto automático, cortinas elétricas, prancheta para anotações, luz diurna de segurança, câmera de ré, sensores de chuva e crepuscular, luz de freio de emergência, refrigerador sob o leito, como também uma nova plataforma multimídia. No painel, uma tela de sete polegadas sensível ao toque dá acesso a serviço de navegação, conexão bluetooth para até dois celulares, integração com o programa de rastreamento e monitoramento, além de aplicativos, o Spostify, por exemplo.

 

Não faltam também tecnologias de assistência de direção representadas por sensores de faixa de rolagem, alertas de cansaço, controle de estabilidade, controle de velocidade adaptativo, assistente de frenagem de emergência e o I-See, recurso que memoriza a topografia para realizar viagens posteriores mais eficientes. No trem de força, os motores de 460 cv ou 540 cv estão associados à caixa de câmbio automatizada I-Shift de nova geração. (Estradão)