O Brasil Sobre Rodas
A Volvo exibe na Fenatran 2017 o primeiro caminhão autônomo já testado em uma operação real e comercialmente viável para o setor de transporte no Brasil. O novo veículo é dirigido para o segmento sucroalcooleiro, um dos mais importantes do agronegócio brasileiro.
Com uma solução desenvolvida pelos especialistas da marca no Brasil a partir de tecnologias disponíveis globalmente no Grupo Volvo, o novo VM Autônomo foi projetado para reduzir a praticamente zero as perdas de produtividade provocadas pelo pisoteamento de brotos da planta durante a colheita, um grave problema da indústria canavieira. O caminhão autônomo, sozinho, elimina até 5% dessa perda.
“Somos reconhecidos mundialmente por nossos produtos inovadores. Este é mais um lançamento de um veículo que vai revolucionar o transporte no agronegócio brasileiro, um dos mais competitivos do mundo”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. “A Volvo tem a inovação no seu DNA”, complementa o presidente.
O novo caminhão foi desenvolvido e testado com grande sucesso nas lavouras da Usina Santa Terezinha, uma das empresas do Grupo Usaçucar, um dos maiores produtores e exportadores de açúcar do Brasil, sediado em Maringá, no Paraná. Conduzido autonomamente, sem a intervenção do motorista, o caminhão roda por si mesmo ao longo das linhas da plantação, sem passar por cima das soqueiras. “Com uma precisão de 2,5 centímetros, ele reduz as perdas a valores mínimos”, explica Roberson Oliveira, gerente de pesquisa e engenharia avançada do Grupo Volvo América Latina.
“Não esmagar os pés de cana remanescentes na colheita era uma reivindicação antiga que tínhamos. O pisoteamento de soqueiras e a compactação do solo são atualmente o principal malefício da cultura da cana-de-açúcar no Brasil, maior inclusive que os problemas provocados pelo clima e por pragas”, afirma Paulo Meneguetti, diretor financeiro e de suprimentos do Grupo Usaçucar. Pesquisas do setor sucroalcooleiro informam que atualmente no Brasil o pisoteio das soqueiras diminui em cerca de 5% a produtividade anual da cultura. “Esta nova tecnologia contribuirá decisivamente para melhorar a produtividade na operação”, diz Meneguetti.
A precisão no trajeto do caminhão na plantação é muito importante, porque as soqueiras resultantes da colheita se transformam novamente em pés adultos de cana-de-açúcar nas safras subsequentes. Como a colheita ocorre num período curto de tempo, o trabalho tem que ser feito 24 horas por dia, sete dias por semana. Por causa da severidade própria da operação, da pouca visibilidade noturna e da palha que cai sobre o solo, o motorista não consegue conduzir o veículo de forma precisa a evitar o pisoteamento dos brotos.
“A tecnologia da Volvo proporciona alta precisão no traçado do caminhão. O motorista atua muito mais como um gestor do equipamento do que propriamente como condutor”, destaca Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil. “O setor sucroalcooleiro opera com larga escala. Nossa solução garante maior produtividade no campo e, consequentemente, mais rentabilidade no negócio”, observa Gilberto Ribas, vice-presidente de engenharia do Grupo Volvo América Latina.
O caminhão autônomo foi desenvolvido pelos engenheiros da Volvo no complexo industrial da empresa em Curitiba, no Paraná, em colaboração com os especialistas da marca na Suécia e com os técnicos da Usina Santa Terezinha. “Nós trazemos para o Brasil o que há de mais avançado nesta área e também desenvolvemos tecnologia de ponta no país”, finaliza Lirmann. (O Brasil Sobre Rodas)