Revista HG
De acordo com Ana Theresa Borsari, diretora geral da Peugeot do Brasil, como parte da estratégia da marca para acelerar o crescimento no mercado nacional e conquistar posição de destaque em todos os segmentos onde atua, a marca lança no Brasil uma nova geração de veículo utilitário para aumentar a sua gama e tornar-se referência no segmento: a Peugeot Expert.
De estilo elegante e robusto, o veículo, que chega ao mercado com o valor especial de lançamento a partir de R$ 79.990,00, oferece conforto e alto nível de segurança. De acordo com a montadora, a Peugeot Expert se destaca pela versatilidade e economia de combustível. A plataforma EMP2, utilizada no SUV PEUGEOT 3008, também foi criada para ser adaptada ao novo utilitário, aliando resistência, força e conforto ao furgão.
Ainda de acordo com a diretoria geral da empresa no Brasil, a montadora vive um momento inédito no Brasil após concretizar a reestruturação de sua rede de concessionários e oferecer a gama de veículos de passeio mais moderna de sua história no país, avança com sua estratégia de desenvolvimento, agora no segmento de veículos comerciais leves. A marca, líder no segmento VUL na Europa e com posições de destaque no Chile e Argentina, já havia iniciado a ofensiva no Brasil com a criação de uma rede dedicada, os Peugeot Professional Centers, além do relançamento da Partner.
O modelo será comercializada no Brasil a partir da FENATRAN – em dois modelos (a Expert Business 1.6 e a Expert Business Pack 1.6) e duas cores (Cinza Aluminium e Branco Branquise). Com carga útil de 1.500 kg e volume de até 6,6m³, o furgão de 5,30m de comprimento, é versátil, concebido para o transporte em trechos urbanos e capaz de acessar estacionamentos, docas e qualquer tipo de local de carga e descarga com até 1,94m de altura máxima.
A prática tampa na divisória também pode se abrir e aumentar ainda mais o comprimento útil (4 metros). Para os que precisam de um local para outras funções, a Peugeot Expert ainda pode se transformar em um verdadeiro escritório móvel: o apoio dos braços centrais abaixa-se e revela-se uma prática prancheta.
A porta lateral é deslizante e as portas traseiras, 50/50, possuem abertura de 90º, podendo chegar a um ângulo de 180º, que facilitam o carregamento e descarregamento, uma vez que não encostam no solo das áreas de abastecimento – como docas dos centros logísticos. Com a abertura bipartida, inclusive, é fácil o avanço de uma empilhadeira. O assoalho é alto e em posição ergonômica, facilitando posicionamento adequado para carga e descarga.
Motorização
Equipado com motor BlueHDi 1.6 Diesel de 115cv / 30 kgfm – associado a um câmbio manual de seis marchas, o veículo tem o melhor índice de consumo em sua categoria e autonomia de até 1.000 km, de acordo com a montadora.
O novo furgão da Peugeot também tem o menor nível de emissões de gases poluentes. Isso em função de sua motorização EURO 6 – conjunto de normas regulamentadores sobre emissão de poluentes para motores diesel que, em comparação com a norma vigente, prevê uma redução ainda maior desses gases.
De excelente prestação dinâmica de aceleração e retomadas, o modelo ainda entrega um arranque robusto em primeira marcha – tanto em terreno plano quanto aclive com ajuda do Hill Assist – e proteção do motor ativada quando a temperatura alcançar os 105º.
Conforto interior
Do apoio para os pés aos assentos elevados, a bordo da Peugeot Expert quem manda é o conforto. Tudo para facilitar uma condução mais eficiente e menos desgastante em longos percursos, o que reflete em uma maior produtividade. O posto de condução é funcional e ergonômico, oferecendo uma posição de direção com altura ajustável, apoio de cabeça, apoio de braço e regulagem de comprimento e altura. O banco do passageiro para duas pessoas ainda conta com espaço para armazenamento abaixo do assento.
A cabine, que conta com 60 litros de porta-trecos, tem temperatura agradável, assegurada pelo circuito de refrigeração reforçado, além de isolamento acústico do motor, que impede o ruído.
O painel de instrumentos se alinha em posição superior, o que facilita a leitura das informações necessárias para as exigências do trabalho em um utilitário. São quatro quadrantes com agulha e uma tela central LCD, que exibe, entre outros dados, as indicações do computador de bordo, regulador e limitador de velocidade e GSI (indicação de necessidade de troca de marcha).
Somam-se a todos esses itens a direção eletro hidráulica, com volante, regulável em altura e profundidade – aliados a plataforma modular do veículo – a suspensão robusta, o amortecimento variável e o motorista terá, de fato, a sensação de conduzir um veículo de passeio. Aliás, a suspensão merece uma atenção à parte, afinal tem sido um ponto importante analisado por especialistas para atender as exigentes condições de rodagem na América Latina. Para melhorar o desempenho, a adaptação do conjunto contou com o desenvolvimento de molas mais compridas a fim de proporcionar 30 mm adicionais de altura mínima do solo em relação à versão standard europeia. Complementa a adaptação, um protetor de cárter espessura de 20 mm, que resguarda o motor e a caixa de impactos.
Segurança
A Peugeot Expert está equipada com dois airbags frontais para proteger a cabeça e o tórax de todos os passageiros.
Em veículos utilitários, o sistema de travamento é componente de segurança indispensável. O modelo permite conservar o espaço de carga fechado no momento de destravar a cabine. Isso a partir da seletividade na abertura, ativada via botão no painel. Dessa maneira, apertando uma vez, é aberta apenas a região dianteira e, se apertado duas vezes, o carro todo é destravado.
Caso o veículo seja aberto quebrando uma das janelas, os botões de abertura da cabine ficam inativos. Isso significa que, em caso de roubo, não se pode destravar o espaço de carga pelo painel, o que permite segurança total do carregamento.
O sistema de freios é composto por discos dianteiros e traseiros, sendo os da frente ventilados. Além disso, é equipado com controle de estabilidade, o ESP, item de segurança fundamental que impede que o motorista perca o controle do veículo em situações de risco, como curvas fechadas, desvio brusco de rotas ou pisos escorregadios.
O modelo conta ainda com o equipamento Coffee Stop Alert, que sugere ao condutor – por meio de alerta luminoso no cluster – a parar o veículo após duas horas guiando acima de 65 km/h. (Revista HG/Amauri Teruo Yamazaki)