Volkswagen deverá trazer Atlas ao Brasil

Jornal do Carro

 

A ofensiva da Volkswagen no segmento de SUVs não para. Depois de anunciar que terá três novos modelos no segmento, a montadora deixou aberta a possibilidade de importar um quarto. Trata-se do Atlas.

 

A informação é do presidente da subsidiária brasileira da montadora, David Powels, em entrevista ao Estadão. De acordo com o executivo, a Volkswagen estuda trazer o SUV grande ao Brasil.

 

“Não vamos ser apenas uma marca de carros de entrada. Vamos ter carros de entrada, compactos premium, com Polo e Virtus e ao mesmo tempo produtos importados como Jetta, Tiguan, talvez Atlas”, disse Powels.

 

O Atlas foi lançado para ser o SUV topo de linha da Volkswagen no mercado norte-americano. Se ele vier mesmo ao Brasil, é possível que a montadora desista de trazer o Touareg, que hoje tem volumes ínfimos de vendas no mercado nacional.

 

Lançado no Brasil em 2004, o Touareg é voltado ao mercado europeu. Por aqui, sempre foi carro de nicho. Sua nova geração está desenvolvimento e usará plataforma do Audi Q7.

 

Touareg e Atlas pertencem ao mesmo segmento. Portanto, ficaria inviável a comercialização de ambos no mercado nacional.

 

Ofensiva: Três SUVs confirmados

 

A partir do ano que vem, começam a chegar ao País os novos SUVs da marca Volkswagen. Por ora, além do irrelevante Touareg, a marca tem apenas o Tiguan. Esse modelo está vendendo menos de 100 unidades por mês.

 

Porém, em 2018, desembarca por aqui a nova geração do Tiguan. O modelo será importado do México. Porém, só virá em versão de sete lugares.

 

Isso porque a montadora terá também um inédito SUV médio no Brasil – para concorrer com Compass, entre outros. Esse modelo, já anunciado, é previsto para ser produzido em território brasileiro ou na Argentina. O carro ficará posicionado abaixo do Tiguan de sete lugares.

 

Enquanto ele não vem, não seria absurdo a Volkswagen continuar vendendo no País a versão atual do Tiguan. Ela pode representar a VW no segmento de SUVs médios temporariamente, já que não sairá de linha. Uma configuração voltada ao mercado norte-americano continuará sendo produzida.

 

O modelo mais importante da ofensiva é o SUV compacto. Esse carro será fabricado no Brasil e terá como inspiração o protótipo S-Cross. Seu objetivo é concorrer com HR-V, Creta, Renegade, Kicks e EcoSport, entre outros.

 

Das mais importantes marcas do País, por ora só Fiat, Volkswagen e Toyota ainda não têm um SUV compacto. (Jornal do Carro)