Toyota surpreende com liderança de vendas

Jornal do carro

 

No ranking de vendas de veículos no varejo – negócios fechados entre concessionárias e o consumidor final – a montadora primeira colocada entre os comerciais leves surpreende. A liderança de vendas não é da Chevrolet, nem da Fiat, nem da Volkswagen.

 

É a Toyota a montadora que ocupa o primeiro lugar. No acumulado de janeiro a agosto de 2017, a marca tem 24,52% das vendas de comerciais leves no varejo.

 

O que mais surpreende no resultado é o fato de a marca ter apenas um modelo nesse segmento. Trata-se da picape média Hilux. No acumulado, o modelo teve 17.272 emplacamentos provenientes de vendas no varejo.

 

Várias outras marcas, que têm dois ou mais modelos no segmento, estão bem atrás da Toyota. Entre os exemplos há a Volkswagen (Amarok e Saveiro), quarta colocada, com 13,04% de participação.

 

A Chevrolet, que atua no segmento com Montana e S10, tem a quinta posição e 10% de participação.

 

Já a Fiat, segunda colocada nesse ranking, faz um bom duelo com a Toyota. Ela tem 23,88% de participação no ranking de comerciais leves vendidos no varejo.

 

No entanto, apenas um modelo da Fiat tem representatividade nesse segmento. Trata-se da Toro, com 11.253 unidades emplacadas no ano.

 

A Saveiro, que no ranking (atacado + varejo) geral é a picape mais vendida do País, não se destaca no ranking de vendas para pessoas físicas. A maior parte de suas vendas é proveniente de negócios fechados no atacado (vendas diretas, com descontos).

 

No varejo, a Strada teve apenas 3.819 unidades vendidas no acumulado do ano.

 

Entenda: Atacado x varejo

 

As vendas no varejo são, em sua maioria, as feitas em concessionárias, diretamente ao consumidor final. No geral, elas são efetuadas para pessoas físicas, com preços baseados nos sugeridos pelas montadoras.

 

Já as vendas no atacado são as diretas. No geral, elas são efetuadas para empresas, ou pessoas jurídicas. Há ainda as feitas para pessoas com necessidades especiais, por exemplo.

 

As vendas no varejo são a modalidade que mais traduz a real aceitação do consumidor aos veículos. A maioria dos negócios fechados no atacado dependem de bons contratos e do desejo de uma empresa, não do consumidor. (Jornal do carro)