Revista Torque
Ao mesmo tempo em que completa 20 anos de amplo sucesso de sua Linha Sprinter no mercado brasileiro, com mais de 127 mil unidades vendidas no País, a Mercedes-Benz cresceu 13% no volume de vendas na categoria de “Large Vans” (3,5 a 5 toneladas de PBT), com 3.743 unidades emplacadas de janeiro a agosto de 2017, ante 3.299 em 2016 no mesmo período. Com isso, a Empresa atinge mais de 33% de participação no segmento.
“Com a Linha Sprinter, a Mercedes-Benz foi a única a obter crescimento em volume de vendas no acumulado deste ano, em relação a idêntico período do ano passado, enquanto o mercado como um todo teve uma queda de 10%. Este resultado é muito expressivo, por tratar-se de um segmento extremamente competitivo”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil. “Os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul são os maiores compradores da Linha”.
As principais aplicações que estão puxando as vendas da Sprinter hoje no Brasil são: ambulância, e-commerce, transporte executivo, turismo e distribuição geral de produtos nos grandes centros urbanos.
O crescimento de vendas da Sprinter é especialmente significativo no segmento de vans de passageiros. A Empresa saltou de 32% de participação no acumulado de janeiro a agosto de 2016 para 51% este ano, com 1.815 unidades emplacadas.
Com o emplacamento de 1.431 unidades, a Mercedes-Benz alcançou 27% de participação nas vendas de furgões, seis pontos percentuais a mais em relação ao mesmo período do ano passado. No segmento de chassis com cabina, foram emplacadas 497 unidades da Sprinter, com market share de quase 21%. A Empresa projeta crescimento de vendas do modelo chassi com cabina motivado pelo comércio eletrônico. (Revista Torque)