Revista Torque
A equipe de especialistas do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do BMW Group em Santa Catarina, que já realiza estudos nas áreas de infotainment e telemática, intensifica agora análises voltadas para Sistemas de Assistência de Direção. Para isso, o Centro de P&D promoverá, nos próximos dias, ensaios envolvendo um BMW Série 7 (730xDrive), movido à diesel, que foi cedido pela matriz do BMW Group, na Alemanha, em caráter específico para testes de rodagem no Brasil. Vale ressaltar que esta versão do sedã executivo topo de linha da BMW não será oferecida no mercado brasileiro.
Com mais esta iniciativa, o Centro de P&D do BMW Group em Santa Catarina, aumenta sua relevância em caráter global. “Com a chegada do BMW 730xDrive, uma versão à diesel do BMW Série 7 comercializada em outros mercados, vamos ampliar as pesquisas voltadas a tecnologias de assistência de direção no Brasil”, explica Dr. Stefan Fikar, gerente Sênior de Sistemas Eletrônicos do BMW Group Brasil.
O Centro de P&D em Santa Catarina, que também mantém técnicos e engenheiros alocados em São Paulo, é responsável pela realização de experimentos de validação de tecnologias de navegação e pela adequação de sistemas de assistência à condução, como Assistência em Congestionamentos, Controle de Cruzeiro Ativo com função Stop & GO, Alerta de Colisão com função de frenagem, Detecção de Ponto Cego Ativo / Alerta de Mudança de Faixa, Alerta de Colisão Lateral, Reconhecimento de Placas de Trânsito, Assistente de Perda de Atenção, Night Vision, Alerta de Pedestre com função de frenagem; Alerta de Tráfego Cruzado, além de Assistência de Condução Proativa, de Manobras de Estacionamento e de Faróis. Este departamento vem contribuindo para o aperfeiçoamento de diversos projetos que englobam dispositivos de infotainment e telemática, entre eles o sistema BMW ConnectedDrive para diversos mercados. (Revista Torque)