Revista Torque
A Toyota do Brasil celebra o quinto aniversário de sua planta de Sorocaba (SP), onde é fabricada a família Etios, em suas versões, hatchback e sedã. Fruto de um investimento inicial de US$ 600 milhões, a unidade é um marco nas operações da fabricante de veículos no Brasil, pois reúne atributos das plantas mais modernas da Toyota em todo o mundo.
Nesta curta história, a unidade da Toyota, que foi inaugurada para produzir 74 mil veículos por ano, recebeu investimentos adicionais de R$ 1 bilhão, foi expandida a partir de janeiro de 2015 e hoje possui capacidade para fabricar 108.000 unidades anualmente.
A habilidade dos mais de 1.780 colaboradores da unidade sorocabana permitiu à Toyota realizar melhorias profundas na família Etios. Foram 13 mudanças no produto, desde o seu lançamento, em setembro de 2012, tornando o compacto da marca um sucesso de vendas. No ano passado, a Toyota vendeu 67.770 unidades do Etios, nas versões hatchback e sedã, recorde histórico para o modelo.
Além do sucesso no mercado interno, o Etios made in Sorocaba começa a ganhar outros mercados. O veículo é comercializado na Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Costa Rica, Honduras e Venezuela. Das 93.598 unidades produzidas do Etios em Sorocaba em 2016, mais de 26.000 ou 28%, foram exportadas para esses mercados.
Indiretamente, a planta de Sorocaba induziu novos investimentos no Brasil, seja da própria marca ou de fornecedores. O parque de fornecedores localizado ao lado do terreno da unidade abriga 11 empresas. A Toyota, como resultado da boa performance de Sorocaba, decidiu construir sua planta de motores em Porto Feliz (SP), com investimento de R$ 1 bilhão. Essa planta produz os motores 1,3 e 1,5 litro, VVT-i, que equipam o Etios.
“Quando cheguei ao Brasil, em 2013, queria entender profundamente o nível dos nossos colaboradores e da nossa qualidade de produção. Então me juntei ao time de Sorocaba e trabalhei um dia inteiro na linha, montando o Etios. A partir daquele dia, tive a certeza de que eu estava liderando um dos melhores times da Toyota em todo mundo. Fiquei impressionado com os cuidados aos detalhes e com o espírito de equipe. Como eles me ajudaram a superar cada desafio e a assegurar que estávamos entregando aos nossos clientes carros cada vez melhores. Poucas vezes em minha vida profissional eu me senti tão orgulhoso”, diz Steve St. Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil e da Argentina. (Revista Torque)