Porsche revela detalhes da nova geração do Cayenne

Auto Esporte  

 

As primeiras imagens da nova geração do Cayenne já estavam circulando na internet, mas faltavam várias informações importantes a respeito do SUV, que a Porsche decidiu divulgar agora, embora a grande estreia da novidades esteja agendada para o dia 12 de setembro, durante o Salão de Frankfurt.

 

Visualmente, já deu para perceber que a dianteira não mudou drasticamente: a mesma linha de design foi mantida, mas com novas proporções. Há novos faróis de led – que podem ganhar o sistema de iluminação dinâmico como opcional – para-choques mais encorpados e maiores saídas de ar.  A traseira, no entanto, ficou bem diferente. O desenho integrado das lanternas traseiras conferiu um design mais sofisticado ao utilitário-esportivo.

 

No interior, fica evidente a evolução da nova geração do Cayenne, que seguiu a receita empregado no novo Panamera. Além da requintada combinação entre couro, alumínio e outros materiais, um dos destaques da cabine é a grande tela multimídia full HD de 12,3 polegadas sensível ao toque que forma uma peça praticamente integrada com o painel digital de instrumentos. Através dela, uma série de funções do veículo podem ser acessadas: desde o GPS, até a câmera 360º, o sistema de som de alta fidelidade (Bose ou Burmester, dependendo do pacote), o ar-condicionado digital, os modos de condução do veículo, além de vários aplicativos integrados aos smartphones.

 

A terceira geração do SUV é feita sobre a mesma plataforma do Audi Q7, chamada pelo grupo Volkswagen de MLB. Além disso, segundo a Porsche, para reduzir o peso do carro em até 65 kg, apesar do incremento de equipamentos de conforto e segurança, a estrutura do carro foi construída com uma combinação de diversos materiais, entre eles, aços de alta resistência e alumínio.

 

Dinâmica

 

Para aperfeiçoar a dirigilidade do novo Cayenne e evidenciar ainda mais seu caráter de carro esportivo, o carro conta pela primeira vez com eixo traseiro direcional elétrico. Esse sistema, presente no 911e no Panamera, aumenta a agilidade nas curvas fechadas e a estabilidade em alta velocidade. Somado a isso, há o controle dinâmico da carroceria, suspensão e tração inteligentes e vários sistemas capazes de ajustar o carro para garantir maior nível de conforto e segurança a bordo. A tração 4×4 é de série, assim como o novo câmbio automático de oito marchas Tiptronic S, que, segundo a fabricante, garante “a entrega do torque em baixa rotação, baixo consumo de combustível e conforto”.

 

Além disso, os parâmetro do motor, suspensão e transmissão podem ser configurados pelo motorista que pode optar pelo máximo de desempenho, conforto ou eficiência. Há três modos de condução: Normal, Sport e Sport Plus.  Além disso, o motorista também pode ajustar o comportamento do carro para enfrentar diversos tipos de terreno: Mud (lama), Gravel (cascalho), Sand (areia) ou Rocks (pedras).

 

Motores

 

Sempre equipado com tração 4×4 e o novo câmbio automático de oito marchas, o novo Cayenne será oferecido com duas opções de motores de 6 cilindros. A primeira traz um 3.0 turbo de 345 cv e 45,8 kgfm, capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 6,2 segundos ( ou 5,9 segundos com o pacote Sport Chrono), com máxima de 245 km/h.

 

Já o Cayenne S será equipado com um 2.9 V6 de 446 cv e 56 kgfm. Com a cavalaria adicional, o SUV pode ir de zero a 100 km/h em 5,2 segundos (ou 4,9 segundos com o pacote Sport Chrono), e assim alcançar os 265 km/h como velocidade máxima. (Auto Esporte/Tereza Consiglio)