Revista Torque
Os chassis de ônibus Volksbus atingem uma importante marca: desde seu lançamento, 140 mil chassis foram produzidos. Para comemorar seus quase 25 anos de sucesso, a linha de produtos será um dos grandes destaques da Transpúblico, realizada de 29 a 31 de agosto no Transmerica Expo Center, em São Paulo (SP). O conforto dos Volksbus graças às suspensões pneumáticas e a novidade das peças Economy dedicadas a ônibus prometem chamar a atenção dos frotistas e autoridades que visitarão a feira esta semana.
Com foco em conforto dos passageiros, a marca Volkswagen Caminhões e Ônibus exibirá os modelos Volksbus 9.160 OD, 17.230 OD, 17.260 ODS, e 18.280 OTS LE. “Apostamos no aumento do nosso portfólio de modelos com suspensão pneumática, visando proporcionar mais conforto aos motoristas e passageiros, além de aumentar a eficiência operacional, já que o sistema a ar é mais robusto e reduz o custo e tempo de manutenção”, comenta Jorge Carrer, gerente executivo de Vendas de Ônibus.
O estande Volksbus é um dos maiores da Transpúblico e trará atrações para os visitantes da feira. O segundo dia, quarta-feira (30/8), contará com a presença da rádio Transamérica que irá apresentar ao vivo o programa Papo de Craque, segunda edição, com transmissão das 17h às 19h, apresentado por Thomaz Rafael, Oscar Roberto Godoi, Ronaldo Giovanelli e Paulo Roberto Martins.
Além da transmissão ao vivo do programa, haverá sorteio de quatro camisas de times de futebol e um quiz de perguntas onde os participantes serão os visitantes do estande.
Para ampliar a oferta a clientes com peças originais em média 30% mais baratas na manutenção de seus veículos, os ônibus Volksbus agora têm 22 itens da linha Economy dedicados a modelos com motores dianteiros, traseiros e microônibus. Entre esses itens estão lonas e tambores de freio, filtros de combustível e ar, kits de embreagens e cruzetas com motorização Euro III e V. Outra grande vantagem é a garantia de um ano que a montadora oferece.
O portfólio Economy já conta com mais de 60 componentes para caminhões e ônibus. Os mais novos integrantes da linha são o filtro de combustível do motor MAN D08 e o kit de embreagens para veículos Euro 3, entre outros.
“Estamos desenvolvendo uma série de outros componentes para proporcionar aos clientes uma nova linha focada no mercado de reposição, mantendo o mesmo nível de comprometimento que temos em relação às peças com que o veículo sai de fábrica”, explica Osmany Baptista, gerente executivo de Peças e Acessórios.
Os destaques na Transpúblico
Volksbus 18.280 OTS LE – Equipado com motor MAN D08 de 6 cilindros e 280 cv, opção de transmissão automática ou automatizada e piso baixo, o veículo concebido em sinergia com o projeto europeu apresenta novos conceitos de construção e soluções tecnológicas voltadas para as operações urbanas com veículo acessível de padrão mundial.
Volksbus 17.260 ODS – Dotado de motorização MAN D08 de 6 cilindros, traz ao modelo potência de 256 cavalos e torque de 900 Nm, provendo a força e a robustez necessárias para encarar as mais diversas operações urbanas e estradas brasileiras.
Disponível com transmissão ZF manual ou automatizada, o modelo conta um atributo e tanto na hora de ampliar o conforto na operação: a suspensão pneumática integral.
Volksbus 17.230 OD – indicado para severas operações de transporte urbano e fretamento, adapta-se a carrocerias de até 13,2 metros, une robustez e versatilidade. Com polia adicional de série, facilita a instalação do ar-condicionado.
O Volksbus ainda traz embreagem de 395 mm de diâmetro e caixa de transmissão ZF 6S 1010 BO de seis velocidades com servo-assistência e troca de marchas acionada por cabos, o que garante maior conforto e durabilidade de todo o conjunto.
Volksbus 9.160 OD – Com motor Cummins ISF de 3,8 litros e caixa de transmissão ZF 5S 420 de cinco marchas, o Volksbus 9.160 OD foi concebido para atender as rotas mais severas do transporte urbano, proporcionando conforto aos passageiros com baixo custo de manutenção e a confiabilidade já conhecida.
Também criado para atender às operações de fretamento e turismo, ele está apto para receber carrocerias com 32 lugares mais bagageiro e 27 lugares cabinado com sanitário, atendendo às principais configurações solicitadas pelo mercado. (Revista Torque)