Monitores de ônibus VW: 550 mil atendimentos a Volksbus em quase 25 anos

Revista Torque

 

A MAN Latin America consolida seu pioneirismo na criação de uma função fundamental à excelência no transporte de passageiros: a de monitores de pós-vendas. Hoje, 76 profissionais atendem cerca de 22 mil veículos por ano, em torno de 550 mil Volksbus monitorados ao longo de quase 25 anos, desde o lançamento dos primeiros chassis de ônibus Volkswagen, em 1993, a empresa lançou no mercado o conceito de que um profissional especializado acompanharia de perto a operação dos clientes, com visitas periódicas às garagens e treinamento dos motoristas.

 

A fórmula de sucesso é reconhecida como função fundamental e apoio exigido pelo cliente. Ronaldo Lacerda ingressou na rede no início das vendas de ônibus, como monitor. A experiência na função fez com que ele fosse convidado a assumir o cargo de consultor de pós-vendas na MAN Latin America, com o objetivo de disseminar conhecimento entre os demais profissionais dedicados ao negócio de Ônibus.

 

“O monitor de ônibus é responsável por vivenciar o dia a dia dos clientes, descobrir quais soluções podem aprimorar as operações e fazer essa ponte com a fábrica, de modo que os produtos sejam sob medida”, afirma Lacerda.

 

Além de descobrir as principais demandas, o monitor de ônibus acompanha todo o ciclo de vida dos chassis, desde a manutenção periódica até o treinamento para que o cliente tenha a melhor experiência com o veículo.

 

“O objetivo é realizar treinamentos periódicos entre os monitores, atualizar informações técnicas e agregar orientações para que eles multipliquem isso nas garagens dos clientes, entre os motoristas”, destaca Lacerda.  “O monitor representa os olhos da montadora no cliente, acompanhando sua rotina, e os olhos do cliente na montadora, levando sugestões de aprimoramento constante”.

 

William Santana é monitor de ônibus na concessionária Bravo em Salvador (BA) há seis anos. “Estabeleci uma relação verdadeira de parceria com os clientes e é muito gratificante acompanhar resultados satisfatórios de redução de consumo após um treinamento, por exemplo”, conta Santana.

 

No Sul do Brasil, Luiz Neri segue uma longa trajetória ligada aos ônibus VW. Há quase vinte anos na rede de concessionárias em Porto Alegre (RS), é um especialista em transporte de passageiros na TransRio. “A confiança é essencial para a fidelização. Vejo que o cliente preza ter alguém que conhece seu dia a dia em detalhes, com quem possa contar tanto para tirar dúvidas mais banais quanto para orientar uma nova compra”. (Revista Torque)