Portal Segs
A Tesla é a marca automotiva de crescimento mais rápido, aumentando + 32% para US $ 5,9 bilhões, de acordo com o ranking 2017 BrandZ™ Top 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo, lançado pela WPP e Kantar Millward Brown. O crescimento dessa marca se deve ao fato que os automóveis começam a posicionar-se como um objeto inovador, mas, ao mesmo tempo, de luxo, que oferece um excelente desempenho sem prejudicar o meio ambiente.
A Toyota continua a ser a marca de automóveis global mais valiosa. A empresa registrou uma queda de -3% no valor da marca, para US $ 28,7 bilhões, com o aumento das vendas compensado por desafios da modernidade, bem como pelo aumento do investimento e dos custos de mão de obra.
A BMW (US$24,6 bilhões) e a Mercedes-Benz (US$23,5 bilhões) completam as top 3 marcas automotivas mais fortes, com a Ford subindo uma posição e ocupando o quarto lugar com um valor de marca de US$13,1 bilhões.
Em um ano de sucesso em termos de venda, o valor total das 10 marcas de carro mais valiosas se manteve no patamar dos US$139,2 bilhões, comparado com a queda de -3% no último ano. No período, a inovação tem sido um tema forte para muitas marcas este ano, que estão buscando desenvolver soluções para os inúmeros desafios que enfrentam, incluindo as novas formas de propriedade e a melhor conectividade de seus veículos.
O nível de desempenho do setor reflete o fato de que, enquanto as vendas crescem em mercados-chave – tanto a China quando os EUA registram recorde em vendas – os descontos exigidos para serem competitivos reduziram as margens entre as principais marcas. Em contraste, as marcas de luxo evitaram a pressão dos preços e por isso representam agora 52% das Top 10 marcas de carros mais valiosas, comparado aos 36% que representavam em 2016, quando foi lançado o BrandZ Top 100.
Ao ser uma das maiores e mais efetivas plataformas de construção de marca do mundo, o ranking BrandZ reflete as marcas que estão integradas no estilo de vida do consumidor atual. Este é o único estudo de avaliação de marcas que combina entrevistas com mais de 3 milhões de consumidores globalmente, análise de resultados financeiros e análise de performance de cada empresa (usando dados da Bloomberg e da Kantar Worldpanel).
A Mercedes-Benz, crescendo +4%, foi a que teve melhor desempenho entre as 7 primeiras colocadas no ranking, enquanto o movimento mais significativo ficou mesmo entre as últimas posições deste top10.
Adicionalmente ao sucesso da Tesla, LandRover (no.9) e Porsche (no.10) também cresceram bastante, +17% e +16% para US$5,5 bilhões e US$5,1 bilhões respectivamente. LandRover aproveitou a crescente demanda por SUVs, enquanto Porsche construiu sua popularidade em mercados importantes da Ásia, como Taiwan, Cingapura, Malásia, Tailândia e Filipinas.
“O negócio da indústria automotiva está antecipando mudanças rápidas, e muitas marcas já estão se preparando para atuar em novos canais de vendas, mudanças no formato de propriedade demarca e a chegada de carros mais conectados e autônomos”, comentou Peter Walshe, Diretor de Estratégia do BrandZ Global na Kantar Millward Brown. “As pressões financeiras para entregar as vendas ao mesmo tempo em que investem e antecipam o futuro, estão colocando marcas estabelecidas sob grande pressão e criando espaço para que os recém-chegados, como a Tesla, avancem. Marcas fortes não só ajudam os grupos automotivos a aumentar as receitas existentes, mas também incentivam os consumidores a se manterem fiéis a elas, já que o veículo que eles conduzem muda fundamentalmente”. (Portal Segs/Nidia Bomtempo)