Quatro cliques indispensáveis antes de comprar um carro

Carsale

 

Fazer o test-drive de um carro antes de levá-lo para a casa é fundamental para saber se você se dará bem com ele. Afinal você passará horas da sua vida dentro do carro.

 

Mas há outras parâmetros importantes que você precisa saber antes de fechar o negócio e ter a certeza de fazer uma compra segura. Alguns dos mais importantes dados sobre os veículos estão disponíveis de graça na internet em quatro sites. Essas informações são a média de consumo de combustível, o preço de mercado, o índice de custo-benefício de reparo e nota de desempenho em segurança. Todos esses dados são imparciais e baseados em testes e pesquisas de institutos renomados.

 

Se você gostou de um determinado carro, mas não quer ter surpresas na hora de abastecer, é importante fazer uma visita ao site do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, responsável por aferir o consumo de combustível e eficiência energética dos carros. Lá você encontrará os carros que foram submetidos aos testes de consumo e emissões e as suas classificações de “A” (mais eficiente) até “E” (menos eficiente). A última edição do índice, publicada em junho deste ano, conta com 35 marcas de automóveis e 971 modelos/versões.

 

E se o carro escolhido precisar fazer um reparo, você sabe dizer como é a facilidade e o custo-benefício? Se você não tem ideia da resposta, está na hora de consultar o índice Car Group do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária). O estudo compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo.

 

Com base em crash-tests dianteiros e traseiros nos veículos analisados, o instituto faz os reparos necessários e uma avaliação individual das peças envolvidas. O resultado é uma classificação baseada nesse estudo, levando em conta os custos da reparação, os tempos de substituição e a cesta básica de peças. No mesmo site, você pode acessar outros índices do Cesvi (enchente, furto, visibilidade, furto, manutenção e segurança).

 

Outra informação que não pode deixar de ser avaliada por você diz respeito à segurança. O modelo que você pretende comprar tem itens de segurança capazes de proteger o ocupante em uma situação de colisão? Para saber mais sobre essa questão, você deve acessar o site do Latin NCAP, órgão independente que mede a segurança dos carros vendidos na América Latina. No site é possível conferir os vídeos dos testes de colisão e notas de segurança para os passageiros adultos e crianças, além de comparar o desempenho de diferentes modelos.

 

Por último, mas não menos importante, a tabela Fipe desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) em 1973 e atualizada mensalmente é outra aliada de quem quer comprar um carro. Ela fornece os preços médios de veículos disponíveis no mercado nacional, servindo como um parâmetro para a hora da negociação. Os preços efetivamente praticados variam em função da região, conservação, cor, acessórios ou qualquer outro fator que possa influenciar as condições de oferta e procura por um veículo específico. (Carsale)