O Povo
A Ford Fund, braço filantrópico da montadora norte-americana Ford, está em busca de startups que apresentem soluções inovadoras para melhorar a mobilidade da população de baixa renda no Brasil. O Ford Lab Mobilidade para Todos foi lançado ontem durante o Campus Party Brasília, um dos mais importantes eventos de tecnologia e inovação. Além de traçar um panorama sobre mobilidade urbana e rural no País, o programa vai ajudar a acelerar inicialmente 20 projetos que tenham potencial de impacto social. Destes, três receberão também investimento, a fundo perdido, de capital financeiro.
“A colaboração é um ingrediente básico para a inovação”, afirmou o presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters.
Este será o primeiro projeto de mobilidade social que a Ford apoia no mundo, explicou o presidente da Ford Fund, Jim Vella. “O impacto que a mobilidade tem para as comunidades mais carentes é muito grande. Sem mobilidade não se tem acesso a educação, a saúde. E a nossa ideia é ajudar a acelerar negócios que tenham este impacto social”.
Ele diz que a ideia é identificar negócios sociais promissores e ajuda-los a refinar suas soluções para que ganhem escala e assim facilitar para um maior número de pessoas o acesso a serviços básicos. O programa desenvolvido em parceria com a aceleradora de startups Artemisia irá abrir uma chamada, a partir de agosto, para identificar e selecionar startups. As melhores ideias receberão mentoria e capital semente para decolar os negócios. (O Povo/Irna Cavalcante)