Mercado de carrocerias dá sinais de retomada

DCI

 

Apesar dos fabricantes de carrocerias ainda acumularem queda no ano, o setor já começa a mostrar sinais de recuperação. Cinco divisões do segmento pesado da indústria de implementos rodoviários apresentaram variação positiva de janeiro a maio.

 

Em maio, trata-se do segundo mês consecutivo de crescimento no segmento pesado, informou ontem, quarta-feira (7/6), a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir). “Estes são sinais que indicam uma retomada da economia, porém ainda é cedo para saber se é um movimento sólido”, informou por meio de nota o presidente da entidade, Alcides Braga.

 

De acordo com dados da Anfir, os emplacamentos de reboques e semirreboques (pesados) acumularam 8,65 mil unidades de janeiro a maio, queda de 16,8% em relação a igual período de 2016. As categorias que tiveram alta no período foram baú carga geral, transporte de toras, baú frigorífico, baú lonado e silo.

 

“A reação registrada no segmento pesado acontece mais por força do setor privado, que está repondo estoques e com isso acaba por aquecer um pouco a economia”, diz Braga.

 

Leves

 

No segmento leve (carroceria sobre chassis), houve retração de 27% no acumulado de janeiro a maio, para 11,6 mil unidades. Com isso, os emplacamentos totais do setor somaram 20,2 mil unidades até maio, recuo de 23% sobre igual intervalo do ano passado.

 

A Anfir informa que o segmento de carroceria sobre chassis continua com todas as suas divisões em queda. “Os emplacamentos do segmento leve refletem em sua maioria a movimentação no consumo doméstico”, explica o diretor executivo da Anfir, Mário Rinaldi. “Esperamos que até o início do segundo semestre surjam os primeiros sinais positivos do mercado de carroceria sobre chassis”, acrescenta. (DCI/Juliana Estigarríbia)