Investidores da GM rejeitam proposta de reestruturação sugerida por acionista

Reuters

 

Os acionistas da General Motors recusaram nesta terça-feira as propostas do hedge fund Greenlight Capital para reestruturar as ações da companhia e remodelar seu conselho, apoiando os esforços da presidente-executiva Mary Barra para tentar impulsionar o preço da ação da companhia.

 

Repelir as tentativas da Greenlight não significa o fim das batalhas de Barra. As ações da GM negociaram nesta terça-feira em 34,25 dólares, cerca de 16 por cento menor de quando Barra se tornou presidente-executiva, apesar dos robustos lucros e uma série de medidas para vender ou desativar operações deficitárias.

 

Também não significa que a pressão da Greenlight, quinta maior acionista da GM, vai diminuir. Apesar da derrota, o fundo continua a incentivar uma nova composição no conselho.

 

Em comentários antes da assembleia de acionistas desta terça-feira, a presidente reconheceu a posição da Greenlight sobre o preço das ações, dizendo que “acreditamos que as ações da General Motors estão desvalorizadas”.

 

A executiva acrescentou que a empresa “está continuamente considerando ideias” para aumentar o rendimento dos investidores.

 

Resultados preliminares mostram que 91 por cento dos acionistas votaram contra a proposta da Greenlight para que a GM oferecesse dividendos e apreciação acionária, de acordo com funcionários da GM na reunião.

 

Os candidatos do conselho administrativo da General Motors foram eleitos com 84 a 99 por cento dos votos, disse a empresa. O conselho permanecerá com os mesmos 11 membros, tendo Barra como presidente do conselho. (Reuters/Nick Carey, Joseph White e Michael Flaherty)