O Estado de S. Paulo
A chegada da transmissão automática à S10 2.5 bicombustível praticamente anula a oferta do câmbio manual. De acordo com o diretor de marketing da Chevrolet, Hermann Mahnke, as pesquisas da empresa revelam que 87% dos interessados em uma picape média optam pela transmissão automática.
A explicação é simples: quem dispõe de mais de R$ 100 mil para comprar um veículo (como os clientes dessas picapes médias) quer conforto, e não pretende trocar marchas manualmente.
As pesquisas da montadora demonstram que quem opta pela picape com motor flexível mora na cidade, e utiliza o veículo em caminhos ruins apenas eventualmente: “Ele não é um ‘heavy user’ (referindo-se ao dono de picape a diesel, que a utiliza o modelo para o trabalho), e deseja status”, diz Mahnke.
Com a nova opção de câmbio à S10 flexível, a briga entre ela e a Hilux pela liderança do segmento promete ficar mais intensa nos próximos meses. O modelo da Toyota estava sozinho nesse segmento, o que agora muda.
Atualmente, a Hilux é líder entre as picapes médias (9.921 unidades vendidas de janeiro a abril). No mesmo período, a S10 soma 8.066 unidades, mas, como não oferecia câmbio automático na versão flexível, o time estava desfalcado.
A empresa prevê aumento de vendas do modelo bicombustível. A participação dessa versão no total de vendas da picape, que era de 30%, deverá subir para 40% com a nova transmissão, informa a empresa. (O Estado de S. Paulo)