Carplace
Cerca de um ano e meio após o Renault Duster feito na Colômbia ter alcançando 4 estrelas no teste de impacto do LatinNCAP, o modelo indiano conseguiu “zero” estrela na avaliação do órgão GlobalNCAP.
Testado na versão básica – que na Índia é vendida sem airbags – o utilitário decepcionou nos testes de colisão promovidos pelo Global NCAP. Enquanto a proteção para adultos recebeu a pontuação mínima, a proteção para crianças recebeu 2 estrelas.
Renault Duster – India
“É preocupante que, durante a Semana de Segurança Rodoviária das Nações Unidas, mais uma vez encontramos um carro zero-estrela em nossos testes de colisão na Índia. A Renault produz o Duster em vários mercados, e ainda assim parece capaz de produzir uma versão indiana que vai tão mal em matéria de segurança“, disse o secretário-geral da global NCAP, David Ward.
A conclusão do NCAP é a de que a proteção oferecida para a cabeça do motorista foi pobre. A proteção para o peito do motorista e do passageiro dianteiro foi marginal, com risco dos joelhos dos ocupantes da frente serem prensados nas estruturas perigosas no painel. Além disso, a carroceria foi classificada como instável, não sendo capaz de suportar grandes impactos sem se deformar além do desejável.
Com a divulgação dos maus resultados, a Renault solicitou ao órgão que testasse outra versão, equipada com airbag para o motorista (o Duster indiano não possui airbag duplo). Desta vez o utilitário conseguiu 3 estrelas na proteção para adultos, ainda inferior às quatro estrelas do modelo colombiano testado em 2015 – o principal motivo foi o airbag do motorista ser menor. (Carplace/Julio Cesar)