Carpress
A MAN Latin America, que fabrica caminhões MAN e Volkswagen Caminhões e Ônibus, reuniu a imprensa especializada no segmento ontem, quarta-feira (10) para mostrar seu novo campo de provas de Resende (RJ), que apresenta a maior diversidade de obstáculos por metro quadrado.
“É um sonho de mais de 20 anos realizado”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America. Segundo ele, foram investidos R$ 10 milhões na estrutura. Com 35.500 metros quadrados de área (equivalente a quatro campos de futebol), o local é o primeiro para testes de rodagem de veículos comerciais do Grupo Volkswagen na América Latina.
Um quilômetro em campo de provas corresponde à avaliação por 50 quilômetros nas estradas. “Temos uma frota com mais de cem caminhões e ônibus Volkswagen e MAN em testes por todo o país. A cada mês, rodamos cerca de 300 mil quilômetros. Por trás disso, temos um time de quase 600 profissionais dedicados ao desenvolvimento de nossos produtos”, conta Cortes.
“Nosso investimento é pesado para garantir a qualidade e consequente satisfação dos clientes. O novo campo de provas chega para dar ainda mais eficiência a esse trabalho.” A estrutura abriga a única pista da América Latina com a certificação ISO 10.844 para homologar veículos quanto ao nível de ruído externo.
São 26 condições diferentes de rodagem. A alta intensidade reduz o tempo de realização do teste, concedendo mais eficiência às avaliações e impactando no projeto do veículo. Trata-se de um ambiente controlado para garantir que sejam reproduzidos as mais severas condições.
Consideram-se, por exemplo, pavimentos especiais como pedras de rio, paralelepípedos, trilhos de trem, ondulações (as chamadas costelas de vaca), lombadas, placas de metal com efeito de asfalto remendado e pistas milimetricamente esburacadas.
Foram construídas rampas especiais que podem chegar até a 60% de inclinação para testar caminhões com tração, como o Constellation 31.320 6×6 desenvolvido para as Forças Armadas. Inclinações mais leves também permitem representar partidas e retomadas em aclives para avaliação da eficiência do freio e até de basculamento da cabine.
Situações extremas de torção estão entre os obstáculos e atuam de forma a validar seus componentes estruturais, como o chassi e suas travessas, conforme os padrões de aplicação do veículo. O campo de provas vai permitir ainda confirmar o desempenho estrutural e o espaço prevê uma área livre para avaliações dinâmicas. Assim, os avaliadores podem simular mau uso e desempenho em curvas de impacto.
Construção
Para construir o campo de provas, foram movimentados mais de 3.300 caminhões de terra e 250 de concreto, além de outros 95 de asfalto. Foram adotadas as diretrizes brasileiras de pavimentação. Assegura a robustez uma camada de mais de 20 centímetros de concreto, associada à utilização de malhas de aço e fibras de polímero.
No local foram projetados sistemas para captação da água da chuva, com separação de outros elementos, para eliminar qualquer possibilidade de contaminação do solo e lençóis freáticos. Há outra questão ambiental para investir no campo de provas: quanto mais situações foram simuladas em um ambiente compacto significa menos emissões de poluentes. (Carpress/Scheilla Lisboa)