Revista Torque
Líder no mercado com caminhões sob medida para operação de coleta de resíduos, com cerca de 45% de participação, a MAN Latin America sai na frente mais uma vez para atender ao segmento. A montadora acaba de lançar o VW Constellation 17.230 Compactor em configuração especial: esse é o primeiro vocacional da indústria com transmissão mecânica a contar com sistema automático de partida em rampa, sem o uso de manetim. O veículo vem ainda com novo entre-eixo para mais produtividade.
“Esse é o segmento de nicho que mais cresce no Brasil e a Volkswagen Caminhões tem o portfólio mais completo, com seis modelos sob medida, para que o cliente possa sempre decidir pelo melhor custo total de operação para seu negócio”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.
É um modelo com tração 4×2, ideal para caixas compactadoras de 15 metros cúbicos, com entre-eixo de 4.180 milímetros para gerar a melhor distribuição da carga. O Constellation 17.230 Compactor tem ainda como diferencial o MAN D08, com o maior torque da categoria em motor de quatro cilindros, chegando a entregar 850 Nm e 226 cavalos de potência.
Inovação no sistema de partida em rampa
Esse é o primeiro caminhão Volkswagen com transmissão mecânica que conta como a opção de vir dotado do EasyStart, o sistema auxiliar da montadora para partida em rampa. Antes destinado somente aos veículos automatizados, o dispositivo permite travar os freios dianteiros e traseiros do veículo por até três segundos em rampa.
O sistema garante que, mesmo com o pedal de freio desacionado, o caminhão ou ônibus se mantenha estável em aclives ou declives durante esse período, enquanto o condutor faz a movimentação necessária ao controle da partida com o acelerador. Com isso, o veículo parte em rampa de modo seguro sem o risco de descer e causar um acidente. “Essa é uma oferta exclusiva nossa no segmento de coleta de resíduos”, explica Ricardo Alouche.
Diferenciais de mercado com garantia de fábrica
Sua tecnologia EGR também é uma exclusividade dos caminhões Volkswagen no mercado de coleta de resíduos e agrega benefícios à aplicação: além da redução no custo operacional por não requerer o abastecimento com Arla 32, proporciona um melhor aproveitamento do espaço no chassi, sem interferir no encarroçamento, e não agrega peso significativo ao veículo. Há ainda a opção de tomada Repto para compactação de cargas em movimento.
Outra característica que o cliente encontra apenas no portfólio da Volkswagen é o banco para três passageiros, que atende de forma mais adequada à realidade da operação, tornando-a inclusive mais segura. O modelo está equipado ainda com um parachoque mais robusto: metálico e mais curto para o maior ângulo de ataque.
A linha Compactor também oferece o chicote elétrico para cargas adicionais já instalado de fábrica, facilitando e agilizando a instalação do implemento. “Configuramos o veículo ouvindo as necessidades de nossos clientes, que foram especialmente consultados para esse desenvolvimento. Nossa engenharia trabalha visando sempre à melhor relação custo-benefício e à garantia de fábrica para todas as suas demandas”, afirma o executivo. (Revista Torque)