Diário do Transporte
A encarroçadora brasileira de ônibus Marcopolo anunciou ao mercado nesta segunda-feira, 03 abril de 2017, que concluiu a compra integral da fabricante australiana de ônibus Volgren.
A conclusão do negócio ocorreu após a brasileira exercer a opção de compra da participação remanescente, equivalente a 25%, de sua controlada australiana Pologren Australia Holdings Pty Ltd.
Em comunicado ao mercado, a Marcopolo ressalta que a compra ocorre no momento em que a Marcopolo busca diversificar sua atuação geográfica no mundo diante da retração do setor de veículos pesados no Brasil. Hoje a Fenabrave divulgou que as vendas de todas as marcas de ônibus continuam em queda. No primeiro trimestre, a retração nos emplacamentos foi de 24,55% Veja: https://diariodotransporte.com.br/2017/04/03/vendas-de-onibus-registram-queda-de-245-no-primeiro-trimestre-de-2017/
A compra ocorreu por 8,5 milhões de dólares australianos (US$ 6,3 milhões) ou R$ 19,6 milhões pela cotação de hoje.
A Volgren foi criada oficialmente em 1977. A marca é resultado da união dos nomes Volvo e da Grenda – Coorporação Grenda, de George Grenda, transportador que se tornou representante da marca sueca. Em 1987, a parceria chegou ao fim e a Volgren não era mais exclusiva da Volvo.
Em fevereiro de 2012, a Corporação Grenda, ainda atuando no ramo de transportes, vende a participação majoritária para a Marcopolo, que agora, em 03 de abril de 2017, anuncia a aquisição total.
Acompanhe o comunicado da Marcopolo ao mercado:
Comunicado ao mercado
MARCOPOLO S.A. (BM&FBovespa: POMO3, POMO4) vem informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que exerceu a opção de compra da participação remanescente, equivalente a 25%, de sua controlada australiana Pologren Australia Holdings Pty Ltd., detentora da totalidade do capital social da empresa Volgren Australia Pty Ltd. (“Volgren”). A aquisição foi realizada pelo valor de A$ 8,5 milhões (dólares australianos).
A consolidação integral da participação na Volgren reafirma o comprometimento da Marcopolo com a diversificação geográfica de seus mercados, cuja importância foi reforçada em um cenário de retração do mercado brasileiro. Em 2016, a Volgren vendeu 471 unidades e obteve receita líquida de R$ 367,3 milhões, um incremento de 10,1% e 11,8%, respectivamente, em relação ao ano anterior. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)