Novos Audi A5, S5 e TT RS se preparam para desembarcar no Brasil ainda este ano

Carplace

 

A Audi está preparando várias novidades para este ano. Se já lançaram os nacionais A3 Sedan reestilizado, alinhado com o resto do mundo (a não ser pelo câmbio Tiptronic e suspensão traseira por eixo de torção) e o Q3 com motor 1.4 flex, a atenção agora será voltada aos importados: A5, S5 e TT RS estão com desembarques já confirmados.

 

O A5 Sportback mantém seu estilo “cupê de 4 portas”, mas vem sobre uma nova plataforma, a MLB Evo, do A4, resultando em maior espaço interno e estrutura mais leve (- 85 kg) e rígida. A equipe de design aproveitou para colocar mais vincos e ângulos na carroceria do A5, dando ainda mais sensação de esportividade. Por dentro, painel de instrumentos virtual, em tela de TFT, e itens de conforto como central multimídia com espelhamento de smartphones e navegador GPS. Ainda não há qualquer informação sobre os motores, mas deverá ser o 2.0 TFSI de 252 cv com câmbio S-Tronic, de dupla embreagem e 7 marchas, com tração dianteira ou integral quattro. Na parte de tecnologia embarcada, o A5 terá itens de assistência ao condutor, como assistente de faixa, piloto automático adaptativo com função “Stop & Go” e aviso de colisão, entre outros.

 

O S5 Coupé, que já apareceu no Salão de São Paulo, é a versão esportiva do A5. Seu diferencial, além de detalhes externos, é a tração integral como item de série e o motor V6 3.0 TFSI com 354 cv e acerto de suspensão mais firme e de direção mais esportiva.

 

Já o TT RS traz de volta a emoção de ter um quase superesportivo nas mãos. Ele junta as dimensões e dirigibilidade afiada do TT e TT S a um motor 2.5 TFSI, de 5 cilindros, com 400 cv e 48,9 kgfm de torque. A tração é integral e o câmbio, S-Tronic de 7 marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h, segundo a Audi, é feita em 3,7 segundos e velocidade máxima, de 250 km/h, limitada eletronicamente. E não podemos esquecer o visual “malvado”, principalmente pelas largas entradas de ar no para-choque dianteiro e pelo nada discreto aerofólio traseiro. (Carplace/Leo Fortunatti)