Hyundai suspende produção em fábrica na China em meio a impasse diplomático

Reuters

 

A montadora sul-coreana Hyundai informou nesta segunda-feira que suspendeu a produção em uma de suas fábricas na China por uma semana, alimentando preocupações de que um impasse diplomático estaria prejudicando as vendas em seu principal mercado.

 

Empresas sul-coreanas que atuam em áreas que vão desde cosméticos a varejo afirmam serem alvo na China das objeções de Pequim à implantação pelos Estados Unidos de um sistema de Terminal de Defesa Área de Alta Altitude na Coreia do Sul.

 

A China teme que o poderoso sistema de radar possa penetrar seu território. As notícias sobre o fechamento da fábrica da Hyundai, reportadas inicialmente pelo site ChosunBiz no domingo, pressionaram as ações da montadora, que fecharam em queda de 1,2% nesta segunda-feira, depois de terem recuado 3% na mínima do dia.

 

Os papéis das subsidiárias da Hyundai, a Kia Motors e Hyundai Mobis, também encerraram em queda.

 

A Hyundai disse que suspendeu as operações na província chinesa de Hebei entre 24 de março e 1º de abril, de modo a verificar sua linha de produção para modificação de tecnologia.

 

A montadora tem outras três fábricas de automóveis na China, que responde por cerca de 25% das vendas totais da Hyundai.

 

Autoridades do setor automotivo e analistas dizem que a suspensão pode ter o objetivo de reduzir estoques por causa da desaceleração das vendas na China, em meio à tensão política e ao aumento da concorrência. (Reuters/Hyunjoo Jin)