Volvo XC40 terá motor 1,5 de três cilindros e versão híbrida

BestCars

 

Assim como a BMW e a Ford, a Volvo adotará um motor de 1,5 litro e três cilindros no utilitário esporte compacto XC40, a ser lançado no fim deste ano. É o que informa a revista inglesa Autocar, que anuncia versões a gasolina (com e sem turbo) e a diesel dessa nova unidade, derivada do atual 2,0-litros de quatro cilindros da marca. Haverá ainda, segundo os britânicos, uma opção híbrida com potência combinada de 180 cv entre o motor a gasolina e o elétrico.

 

Esse XC40, que se chamaria T5 Twin Engine, seria equipado com caixa automatizada de dupla embreagem e sete marchas e tração apenas dianteira (diferente do XC90 T8, que obtém tração integral quando os motores operam juntos). O modo elétrico daria autonomia próxima a 50 km sem emissões. A plataforma do novo SUV será a Compact Modular Architecture (CMA), destinada a modelos compactos da Volvo e da empresa-mãe, a chinesa Geely.

 

Fotos de protótipos disfarçados em testes apontam semelhanças de desenho com o conceito 40.1 do ano passado, mostrado aqui. A faixa de preços do XC40 mira concorrentes como Audi Q3, BMW X1, Mercedes-Benz GLA e, na versão de topo, Range Rover Evoque. Um hatch e uma perua, que devem manter a designação V40 do atual hatch, estão previstos para 2019. (BestCars)