Coisas de Agora
Cento e vinte ônibus Urbanway Hybrid serão adicionados à frota de transporte público ATM (Azienda Trasporti Milanesi) da cidade, enquanto 43 Eurocargo CNG (GNV – Gás Natural Veicular), serão entregues à AMSA (Azienda Milanese Servizi Ambientali) de Milão, entidade que presta serviços ambientais. Esses veículos emitirão menos poluentes, reduzirão o ruído e proporcionarão melhor desempenho.
Milão une-se a outras grandes cidades europeias, como Paris, na França, Madri, na Espanha e Bolonha, na Itália, que já adotaram veículos a gás natural da Iveco e veículos híbridos da Iveco BUS, confirmando a liderança tecnológica das marcas em toda a Europa continental.
O Urbanway Hybrid foi desenvolvido pela Iveco BUS para reduzir significativamente as emissões de gases e o consumo de combustível, ao mesmo tempo garantindo uma mobilidade cada vez mais sustentável para as comunidades a que ele serve. Esse ônibus urbano articulado de 18 metros pode acomodar 149 passageiros. O modelo é equipado com um sistema híbrido de série composto por um motor elétrico 175 (pico)/120 kW (modo contínuo) e um motor Iveco Tector Euro VI de 210 kW (286 cv), projetado pela FPT Industrial, marca da CNH Industrial, e bateria de lítio-íon de última geração. Um sistema inteligente de gerenciamento de energia otimiza o consumo de combustível e as emissões durante a viagem, enquanto o excesso de energia de frenagem é armazenado.
Movido a gás natural veicular, os 43 caminhões Eurocargo de médio porte da Iveco serão introduzidos no serviço em Milão.
Um acordo provisório para outros 14 veículos movidos a GNV também poderá se concretizar nos próximos 18 meses. O modelo 120EL21/P Eurocargo é compatível com os padrões atuais de emissões Euro VI. Ele é equipado com um motor Iveco Tector 6 de 210 cv, desenvolvido pela FPT Industrial.
As vantagens oferecidas pela tecnologia de gás natural são inúmeras. A propulsão a gás natural é a solução técnica mais eficiente disponível para resolver problemas de poluição em áreas urbanas, tornando-a a única real alternativa à gasolina e ao diesel. Do ponto de vista das emissões, o gás natural é um combustível “limpo”, pois produz 35% menos de emissões de óxido nítrico (NOx), 95% menos material particulado do que o diesel.
“Esses dois importantes fornecimentos demonstram a adequação da Iveco como parceiro de preferência da cidade, seja para o transporte público ou serviços urbanos, na busca de soluções para enfrentar os desafios relacionados à qualidade do ar e alternativas ao diesel”, comentou Pierre Lahutte, presidente da marca Iveco. (Coisas de Agora)