Indústria tem produção fraca e ociosidade alta, diz CNI

Agência Estado

 

A pesquisa Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta terça-feira mostra que em fevereiro o índice de evolução da produção no setor atingiu 44,4 pontos, com alta de apenas 0,2 em relação a janeiro, quando havia marcado 44,2 pontos, ante 40,7 em dezembro.

 

O levantamento de fevereiro foi realizado no período de 2 a 14 de março com 2.437 empresas em todo o país. Dessas, 984 são pequenas, 885 são médias e 568 são de grande porte. Os números abaixo de 50 pontos indicam retração na produção.

 

A utilização da capacidade instalada em fevereiro se manteve em 63%, porcentagem registrada desde dezembro e que indica que o nível de ociosidade das indústrias continua elevado.

 

O levantamento mostra que o índice de evolução do emprego na indústria também segue em queda, embora menos intensa do que a registrada em 2016. O número de empregados ficou em 45,9 pontos no mês passado frente a 42,8 pontos em fevereiro de 2016.

 

Apesar dos dados revelados na pesquisa, os industriais estão otimistas quanto à melhora do cenário econômico. O índice de expectativas sobre a demanda registrou 54,7 pontos, o da quantidade exportada ficou em 52,5 pontos e o da compra de matérias-primas foi de 52,2 pontos. O lado pessimista fica por conta do emprego, que ficou com 48 pontos. (Agência Estado)