Carpress
A Mercedes-Benz está renovando suas parcerias com entidades que qualificam jovens para o mercado de trabalho. Por meio da Alfasol e do Lar Girassol, além do projeto próprio Estrelas do Amanhã, a empresa contribuiu para a formação de quase 8.000 pessoas.
Essa iniciativa faz parte da estratégia de responsabilidade social da empresa, que tem quatro pilares: social, artes e cultura, meio ambiente e educação e esportes. Os projetos sociais que a empresa apoia têm contribuído para que os jovens estejam preparados para os desafios do início da vida profissional.
“Continuar apostando em parcerias com entidades que se dedicam à formação profissional é um caminho que a Mercedes-Benz do Brasil, como a maior fabricante de veículos comerciais da América Latina, quer trilhar para sustentar seus pilares de responsabilidade social”, afirma Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação Corporativa e responsável pelo Comitê de Responsabilidade Social da Mercedes-Benz.
Em 2017 a parceria entre a Mercedes e a Sociedade Beneficente Alemã Girassol completa 14 anos e já formou mais de 5.000 participantes entre 15 e 35 anos no curso de tecnologia da informação, contribuindo para o desenvolvimento de jovens de baixa renda da região do Grajaú (zona sul de São Paulo) para o mercado de trabalho.
A Alfasol é apoiada pela empresa desde 2009, e o benefício vai além da formação educacional. O projeto, que já formou mais de 2.000 jovens de todas as regiões carentes da capital paulista, também possibilita a visita dos jovens à fábrica de São Bernardo do Campo (SP), onde são produzidos caminhões e ônibus da marca.
O Estrelas do Amanhã possibilita a formação diferenciada aos aprendizes da fábrica de São Bernardo do Campo contratados por meio do Centro de Formação e Integração Social e pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). Hoje já são mais de cem pessoas formadas dentro da unidade do ABC que frequentam os cursos profissionalizantes aos sábados.
As aulas acontecem dentro da fábrica de São Bernardo do Campo, nas dependências do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), outro parceiro da Mercedes-Benz. Ao longo dessa trajetória, todas as cidades onde existem fábricas da Mercedes-Benz se beneficiam dessa parceria. (Carpress)