Diário do Transporte
Fabricantes de veículos elétricos defendem que o Refrota 2017, programa de renovação da frota de ônibus anunciado pelo presidente Michel Temer na última terça-feira, inclua modelos elétricos, trólebus e híbridos com condições especiais de financiamento.
Para Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em nota oficial, deve haver regras que contemplem os veículos que não poluem ou reduzem a poluição durante as operações. “A ABVE entende que a iniciativa do Governo pode e deve estimular o urgente debate sobre o papel dos ônibus elétricos e híbridos na modernização do transporte e na melhoria da qualidade de vida nas cidades”.
Por conta disso, a associação defende que sejam criadas regras para que parte do financiamento anunciado seja destinado a veículos ambientalmente sustentáveis.
O Refrota 17
Programa de Renovação da Frota do Transporte Público Coletivo Urbano foi inserido no Programa Pro-Transporte e vai contar com R$ 3 bilhões para o financiamento de ônibus urbanos e metropolitanos novos, com recursos do FGTS. O programa não inclui os ônibus rodoviários. Os recursos podem ser suficientes para renovar quase 10% da frota nacional.
De acordo com a Associação Nacional de Transportes Urbanos (NTU), que reúne cerca de 500 empresas em todo país, hoje a frota de ônibus urbanos no Brasil gira em torno de 107 mil veículos operados por aproximadamente 1800 empresas, que geram 537 mil empregos diretos. Diariamente, os ônibus urbanos no Brasil transportam em torno de 30 milhões de passageiros.
Na nota, a ABVE ainda ressalta o fato de grandes renovações de frota estarem próximas, como deve ocorrer na capital paulista após o processo de licitação do sistema, que é o maior da América Latina. (Diário do Transporte)