Diário do Transporte
A Hyundai anunciou que em 2017 vai iniciar o desenvolvimento de uma linha de produção de ônibus movidos somente com baterias. Os veículos devem ser comercializados inicialmente na Coreia do Sul, sede da companhia, e também na China. No entanto, a Hyundai não descarta a possibilidade de ampliar mercado, inclusive com foco para parte da América Latina.
Os ônibus devem ter duas baterias de íon de lítio de 51kWh que podem dar autonomia de 100 quilômetros com uma única carga, podendo ser reabastecidas com cargas rápidas no meio do trajeto. A fabricante das baterias será a LG.
O projeto Hyundai Heavy Industries, iniciado em 2010, para o desenvolvimento de ônibus com célula de combustível de hidrogênio, continuará ativo, apesar desta recente iniciativa.
A Hyundai já tinha planejado produzir em série ônibus elétricos a partir de 2014, mas adiou os investimentos por questões econômicas. Entretanto, agora vê o potencial crescimento do mercado de ônibus menos poluentes. Estimativas mostram que até 2016, em todo o mundo, as fabricantes de ônibus elétricos devem movimentar US$ 100 bilhões.
Atualmente a Hyundai se destaca entre os veículos não poluentes ou menos poluentes com as versões híbridas e plug in do carro de passeio Sonata e uma versão de célula de combustível do SUV Tucson. (Diário do Transporte)