GM deverá começar a produzir SUV compacto em São Caetano até 2019

DCI

 

A General Motors (GM) deve começar a produzir um novo utilitário esportivo (SUV) na planta de São Caetano do Sul (SP) até 2019. A montadora também prepara a chegada de mais um compacto, que pode ser produzido no ABC Paulista ou em Gravataí (RS).

 

Conforme apurou o DCI, executivos da companhia se reuniram na semana passada para discutir os novos projetos que resultaram, em um primeiro momento, na escolha de São Caetano para produzir o SUV, que concorrerá na acirrada categoria que conta com campeões de vendas como o HR-V (Honda) e o Renegade (Jeep).

 

De acordo com o presidente do sindicato dos metalúrgicos de São Caetano, Aparecido Inácio da Silva, a entidade busca garantir novos investimentos para a planta após 2019. “Temos capacidade para absorver uma nova linha, mas a empresa não sinalizou nada para nós ainda”, disse o dirigente.

 

Silva informou que, atualmente, cerca de 800 funcionários estão em regime de suspensão temporária do contrato de trabalho (lay-off), o que deve se encerrar em 8 de fevereiro de 2017.

 

“Se não houver reação da economia, não sabemos o que vai acontecer com estes funcionários”, comenta ele.

 

Segundo uma fonte ligada à montadora, também faz parte do projeto um novo compacto de entrada, situado abaixo do Ônix, que poderá ser produzido na planta do ABC ou em Gravataí. “A empresa está investindo muito no complexo gaúcho”, afirma.

 

O projeto do novo compacto ainda é embrionário, mas a empresa espera que o modelo possa figurar como um “popular” que ganhe destaque no mercado de forma similar ao Ônix, que continua na liderança de emplacamentos no País.

 

O que está praticamente fora da mesa de negociações é a produção de um novo modelo no complexo industrial de São José dos Campos (SP).

 

A unidade do Vale do Paraíba produz, atualmente, apenas picape S10 e a Trailblazer, além de motores e transmissões.

 

Por anos, a companhia travou diversas batalhas com o sindicato dos metalúrgicos. Em algumas ocasiões, executivos se mostraram impacientes com a falta de flexibilidade da entidade para fechar acordos, tanto sobre salários quanto de investimentos, o que prejudicou novos aportes na planta.

 

Apesar disso, a GM acordou recentemente a instalação de duas novas linhas de usinagem de motores em São José, mas não há, por ora, expectativas de novos planos para a planta.

 

“A empresa até queria tirar a S10 de lá (São José), mas conseguiu fazer o acordo para as linhas de usinagem de motores a diesel para a picape. Só não se sabe até quando os dois modelos devem permanecer na planta”, acrescenta a fonte.

 

Ampliação em Joinville

 

O DCI apurou também que a GM fechou, recentemente, um novo investimento para ampliar a fábrica de motores localizada em Joinville (SC).

 

A planta recebeu aporte de R$ 350 milhões e foi inaugurada em 2013. Com capacidade instalada de 120 mil motores, o novo investimento deve ser aplicado na ampliação desse volume, conforme a fonte.

 

A GM deve encerrar esse difícil ano como líder em vendas de automóveis e comerciais leves graças ao compacto Ônix, com 134,9 mil emplacamentos até novembro. O segundo mais vendido é o Hyundai HB20, com 109 mil unidades.

 

No Salão do Automóvel de São Paulo, mês passado, o presidente da montadora, Carlos Zarlenga, disse que, hoje, “os investimentos da empresa são mais direcionados para produtos do que volumes.” Procurada, a GM não respondeu à reportagem até o fechamento. (DCI/Juliana Estigarríbia)