DCI
O sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos (SP) e região negociou com a General Motors (GM) a abertura de duas novas linhas de usinagem no complexo para a produção de motores a diesel, que equipam a picape S10.
Segundo o secretário-geral do sindicato, Renato Almeida, serão 200 contratações temporárias, mas que têm grandes chances de se tornarem efetivas. “Este é o terceiro acordo celebrado com a empresa só neste ano”, disse.
O dirigente conta que a GM comprava motores a diesel da MWM, mas agora passará a produzir o componente na planta do interior de São Paulo a partir de março de 2017.
Almeida acrescenta que, só neste ano, as exportações da S10 cresceram cerca de 20% em relação ao ano passado e atendem países como México, Argentina e Uruguai.
No complexo, além da S10 são produzidos o modelo TrailBlazer, transmissões e motores flex. Com o acordo, agora a montadora poderá fabricar motores a diesel, que correspondem quase a totalidade da produção da picape no País, informa Almeida.
Há alguns anos, o sindicato de São José vem travando diversas disputas com a montadora para impedir demissões. Procurada, a GM não respondeu à reportagem. (DCI/Juliana Estigarríbia)