Renault lança novos motores 1.0 e 1.6

Jornal do Carro

 

A Renault está mostrando em Curitiba seus novos motores, batizados com a sigla Sce (Smart Control Efficiency). A principal novidade, antecipada no Salão do Automóvel de São Paulo, é o 1.0 de três cilindros, para Sandero e Logan. Mas há também um novo 1.6, para Sandero, Logan, Duster e Duster Oroch.

 

O hatch e o sedã já estão à venda com os novos propulsores. O Sandero 1.0 parte de R$ 42.400 (Authentique). O Logan na mesma versão começa em R$ 46.300. Duster (a partir de R$ 69.200) e Oroch (R$ 69.620) devem chegar às lojas a partir de meados de dezembro.

 

O 1.0 de três cilindros tem 12 válvulas e traz inovações como duplo comando de válvulas variável (na admissão e no escape), tecnologia inédita entre os motores de entrada, além de corrente de distribuição no lugar de correia, que dispensa troca. Graças ao bloco de alumínio e ao menor tamanho em relação ao anterior (de quatro cilindros), ficou 20 quilos mais leve. A potência subiu dois cavalos: agora são 82 cv com etanol e 79 cv com gasolina.

 

De acordo com a Renault, no 1.0 90% do torque (10,5 mkgf) está disponível a 2.000 rpm, número 15% superior ao do antigo 1.0. Isso resulta em maior agilidade. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 13 segundos, 8% melhor que a marca anterior, garante a montadora.

 

Já o 1.6 SCe 16V de quatro cilindros tem duplo comando (variável na admissão), injetores posicionados no cabeçote e chega a ser 30 kg mais leve. A potência no Sandero e Logan saltou de 106 cv para 118 cv, com etanol (ganho de 11,3%). Com gasolina, ela foi de 98 cv para 115 cv, aumento de 17,3%. O torque também é maior no novo motor: 16,0 mkgf, com gasolina ou etanol. Segundo a Renault, o novo motor 1.6 leva o Sandero de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos (ganho de 3,7 s em relação ao antigo motor).

 

Entre as novidades para redução de consumo estão a bomba de óleo com vazão variável no motor e a direção eletro-hidráulica em todas as versões. Adicionalmente, Sandero e Logan 1.6 vêm também com sistema stop&start, que desliga o automóvel em paradas de semáforo. De acordo com a Renault, o dispositivo resulta em até 5% de economia.

 

Modelos equipados com o câmbio automatizado Easy’R passam a oferecer controle de estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampas (não deixa o veículo voltar em subidas). Segundo a Renault, com o novo motor 1.0 Sandero e Logan ficaram até 19% mais econômicos. Com o 1.6, a economia chega até 21%, garante a fabricante.

 

No motor 1.0 Sce, anéis, tuchos e polias variáveis receberam revestimento de um composto de carbono para elevar a resistência. Já no 1.6 SCe, esses componentes receberam tratamento para redução de atrito, o que melhora a eficiência, reduzindo consumo e aumentando desempenho.

 

Além disso, os novos motores ganharam também o sistema ESM (Energy Smart Management, gerenciador inteligente de energia), já disponível no Duster e Oroch 2.0 desde a metade do ano: quando o motorista retira o pé do acelerador, o alternador passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria, que aumenta sua carga sem consumo de combustível. Durante a aceleração, o alternador não precisa “roubar” energia do motor para enviar à bateria, já que houve a carga na desaceleração.

 

No Duster e Oroch, o novo motor 1.6 oferece 118 cv com etanol e 120 cv com gasolina. O torque máximo é de 16,2 kgfm com ambos os combustíveis. O ganho de potência e torque se dá através de uma nova calibração da central eletrônica e um trabalho no coletor de escapamento.

 

Versões

 

O novo motor 1.0 SCe passa a ser oferecido nas versões Authentique e Expression de Sandero e Logan. O 1.6 equipa Sandero (Expression, Dynamique, Stepway e GT Line), Logan (Expression e Dynamique), Duster e Oroch (Expression). (Jornal do Carro)