Carplace
A Volkswagen deve superar a Toyota e fechar o ano de 2016 na liderança do mercado global de carros. De acordo com previsões da agência de notícias Automotive News Europe, números relacionados ao acumulado do ano colocam a gigante alemã à frente da principal rival e apontam para uma iminente vitória no fim do ano. De janeiro a setembro, por exemplo, o grupo europeu acumula 7,61 milhões de veículos emplacados em todo o mundo, enquanto o conglomerado japonês contabiliza 7,53 milhões de exemplares.
Apesar de sofrer baixas consideráveis em mercados como Brasil, Estados Unidos e Rússia, a Volkswagen leva grande vantagem na China. Segundo a AN, o sucesso no país é tão grande que a marca vende três carros para cada um que a Toyota emplaca. Até setembro, por exemplo, as vendas já acumulavam crescimento de 11%, com 2,58 milhões de emplacamentos. Por outro lado, a Toyota enfrenta problemas de produção no Japão e baixas nas vendas do Prius nos EUA, por conta da gasolina barata.
Se as previsões se concretizarem, a VW deverá superar as 9,93 milhões de unidades vendidas em 2015 e se consagrar como maior montadora do mundo. Além da ajuda da China, contam a favor da marca o desempenho acima da média das marcas Audi, Porsche e Skoda. (Carplace/Dyogo Fagundes)